menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Evaristo.ai Evolui: O Chatbot Português que Promete Revolucionar o Acesso aos Serviços Públicos

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa lançou uma nova versão do seu chatbot de inteligência artificial aberta, o Evaristo.ai, agora especializado em serviços públicos do Estado português. Este avanço representa um passo significativo para a promoção da soberania tecnológica e a democratização da IA em Portugal.
News ImageNews ImageNews Image

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) anunciou o lançamento do 'Evaristo.ai - Serviços públicos', a primeira versão especializada do seu chatbot de inteligência artificial (IA) aberta. Desenvolvido em colaboração entre o NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural da FCUL e a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), este novo assistente virtual é especialista nos serviços públicos online do Estado português disponíveis no portal gov.pt.

Esta versão surge quatro meses após o lançamento do 'Evaristo.ai - Generalista' e é o primeiro de vários chatbots especializados que a equipa pretende desenvolver. O avanço tecnológico do Evaristo.ai é suportado por um novo e mais potente grande modelo de linguagem (LLM) específico para a língua portuguesa, o 'Gervásio 70B'. Com 70 mil milhões de parâmetros, a sua rede neuronal é cerca de dez vezes maior que a de qualquer LLM de IA aberta anterior para português, o que lhe confere um desempenho superior em IA generativa. Segundo a FCUL, a sua capacidade de resposta já iguala ou até suplanta o chatbot comercial atualmente em uso no portal gov.pt.

Além da melhoria no processamento, o Evaristo.ai consegue agora interagir com os utilizadores de forma mais natural, aceitando perguntas e fornecendo respostas por via oral, para além do formato escrito. De acordo com António Branco, coordenador do projeto, este lançamento reforça a liderança do Evaristo.ai como um exemplo para a promoção da IA soberana em Portugal.

O objetivo é reduzir a dependência tecnológica de entidades externas e mitigar vulnerabilidades.

O professor da FCUL sublinha que o projeto demonstra a viabilidade de fornecer serviços de IA autónomos e abertos à comunidade, utilizando modelos de linguagem considerados pequenos em comparação com os serviços comerciais mais conhecidos.

Disponibilizado também pela infraestrutura PORTULAN CLARIN, o novo chatbot foi lançado poucos dias antes da edição deste ano da cimeira tecnológica Web Summit.

Artigos

9

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa