Acesso a Medicina na U.Porto: Novo Regulamento Elimina Prova Após Controvérsia



A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá submeter à Reitoria uma nova proposta de regulamento para o Concurso Especial de Acesso ao Mestrado Integrado em Medicina por titulares de licenciatura, prevendo-se o seu envio até ao final da próxima semana. A principal alteração proposta neste novo documento é a eliminação da prova de conhecimentos, que esteve na origem de uma recente controvérsia. A revisão do regulamento é uma consequência direta da polémica que surgiu em setembro, quando o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, denunciou ter recebido "pressões de várias pessoas influentes e com acesso ao poder". As pressões visavam a admissão de 30 candidatos ao curso que não tinham alcançado a nota mínima de 14 valores na prova de conhecimentos exigida pelo concurso especial. Estes 30 candidatos chegaram a receber um e-mail da FMUP a informar que tinham sido admitidos.
No entanto, o reitor não homologou a sua entrada, o que resultou na anulação do seu ingresso no mestrado.
Os candidatos afetados manifestaram-se lesados pela decisão, alegando que tinham tomado decisões de vida significativas com base na comunicação inicial, como mudar de cidade, abandonar empregos, investir em imóveis e desistir de outros mestrados. Em resposta, a maioria dos candidatos interpôs uma ação judicial contra a universidade no dia 15 de outubro.
Perante a proposta de alteração, o reitor António de Sousa Pereira já assegurou que não irá obstaculizar o novo regulamento, desde que este cumpra a lei. O reitor sublinhou que a competência para definir as regras do concurso pertence ao Conselho Científico da Faculdade de Medicina e que, se a nova proposta for legalmente válida, não haverá motivos para a sua não aprovação.
Artigos
6Local
Ver mais
O Partido Comunista Português (PCP) exigiu hoje a reversão imediata da decisão da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra de encerrar o serviço de urgência do Hospital Geral, conhecido como Hospital dos Covões, transformando-o num centro de atendimento clínico Em comunicado enviado à agência Lusa, o PCP classifica a decisão como “errada e inaceitável”, […] O conteúdo PCP exige reversão imediata do encerramento das urgências dos Covões e acusa Governo de destruir o SNS aparece primeiro em oRegiões.

Quinta do Anjo emocionou-se com a homenagem ao professor António Matos Fortuna. O GACP reuniu dezenas de pessoas num tributo cheio de memórias. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Quinta do Anjo presta sentida homenagem ao professor Matos Fortuna

O município de Albergaria-a-Velha inaugurou um novo arruamento na zona industrial de quase dois quilómetros de extensão, que representou um investimento de mais de 5 milhões de euros, englobando, ainda, obras na Rua dos Barreiros. Uma “infraestrutura estratégica para o reforço da competitividade do Concelho e da sua capacidade de atração de investimento”, sublinha um […] O conteúdo Nova arruamento reforça capacidade de atração da zona industrial de Albergaria-A-Velha aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Cerimónia encheu os Paços do Concelho este sábado, 1 de Novembro, e marcou o arranque de um novo ciclo autárquico.
