
Investigação ao Concurso de Acesso a Medicina na Universidade do Porto



O Ministério Público abriu um inquérito ao concurso especial para licenciados de acesso ao curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A polémica centra-se em 30 candidatos que, apesar de não terem alcançado a classificação mínima de 14 valores na prova de acesso, receberam um e-mail da FMUP a informar que tinham sido admitidos.
Apenas sete estudantes conseguiram obter a nota necessária.
Contudo, estes e-mails de admissão não foram homologados pelo reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, como a lei exige.
A situação gerou um conflito entre a Reitoria e a direção da FMUP.
O reitor denunciou ter recebido pressões de várias pessoas para permitir a entrada dos 30 candidatos. Em contrapartida, a FMUP, através de um comunicado, afirmou ter sido a própria faculdade a alertar proativamente o reitor, a 11 de setembro, para a existência de "eventuais inconformidades processuais" no concurso. Segundo a faculdade, o seu diretor, Altamiro da Costa Pereira, tomou conhecimento das irregularidades a 9 de setembro e, após diligências internas, comunicou o sucedido à Reitoria, que por sua vez participou o caso ao Ministério Público no dia 12 de setembro.
A FMUP reitera que agiu sempre de boa-fé.
O caso ganhou dimensão política e académica.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, criticou o reitor e sugeriu a sua demissão. Tanto o ministro como o reitor foram chamados a prestar declarações no parlamento.
Adicionalmente, o Senado Académico da Universidade do Porto reuniu à porta fechada para ouvir ambas as partes, após um pedido da Federação Académica do Porto (FAP) e das associações de estudantes.
O presidente da FAP também será ouvido no âmbito deste processo.
Artigos
19


















Política
Ver mais
Chega diz que "ganhar não é a todo o custo" e nega aliança a "corruptos"
O líder do Chega, André Ventura, assumiu hoje que quer que o seu partido se torne o de maior dimensão autárquica e recusou qualquer aproximação a candidatos do Partido Socialista (PS) só para vencer municípios.

Reconhecimento da Palestina afigura-se um "passo essencial" para a paz
O candidato presidencial António José Seguro defendeu hoje que o reconhecimento do Estado da Palestina tem "importância política, moral e simbólica", afigurando-se também um "passo essencial" para a paz, numa mensagem enviada à Lusa.

José Luís Carneiro antevê mudança profunda no PS após autárquicas
José Luís Carneiro planeia iniciar uma remodelação interna no Partido Socialista depois das eleições autárquicas de Outubro, motivado pelo aumento de descontentamento entre militantes. O secretário-geral quer fortalecer a democracia interna, distanciar-se das influências ligadas a António Costa e Pedro Nuno Santos, e recuperar a imagem do partido junto do eleitorado Fontes socialistas contactadas pelo […] O conteúdo José Luís Carneiro antevê mudança profunda no PS após autárquicas aparece primeiro em oRegiões.

OE2026: PAN quer ver revertidos cortes para combater alterações climáticas
A porta-voz do Pessoas, Animais, Natureza (PAN) quer que o Governo reverta o que disse ser um corte de mais de 700 milhões de euros em sede de Orçamento do Estado (OE) para o combate às alterações climáticas.