
Faleceu Fábia da Anunciação Porto Rodrigues



Foram anunciados os falecimentos de quatro membros da comunidade, cujas cerimónias fúnebres decorrem ao longo da semana.
As notas necrológicas partilham detalhes sobre as vidas e os rituais de despedida.
Faleceu Maria da Graça Rodrigues Cordeiro Batista, com 73 anos, no Hospital Distrital de Santarém. Natural de Outeiro da Cortiçada e residente em Correias, era casada com Manuel Marques Batista. As cerimónias religiosas terão lugar na Igreja de Outeiro da Cortiçada, seguindo-se a cremação em Santarém. Maria da Purificação Lopes, de 96 anos, residente no Entroncamento, terá o seu funeral na Igreja Paroquial de Carrazede. Olinda de Ascenção Cruz, de 87 anos, viúva e residente na Maia, faleceu a 11 de agosto; o seu funeral realiza-se na Igreja Paroquial do Muro, com cremação no Crematório de Paranhos, e haverá missa de 7.º dia. Também a 11 de agosto faleceu Fábia da Anunciação Porto Rodrigues, com 91 anos, residente na Trofa. O seu funeral e velório serão na Igreja Matriz de Alvarelhos, seguindo igualmente para cremação no Crematório de Paranhos, com missa de 7.º dia agendada.
Paralelamente a estas despedidas, os Padres Dehonianos em Portugal comemoram o centenário da morte do seu fundador, o padre Leão Dehon (1843-1925).
A celebração decorre em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora de Loreto, e inclui uma Eucaristia e uma comunicação do patriarca emérito D. Manuel Clemente sobre o legado do fundador. A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), fundada em França em 1878 e presente em Portugal desde 1947, vive um período jubilar que une este centenário à celebração dos 150 anos da sua fundação, em 2028.
O padre Leão Dehon foi declarado venerável em 1997, mas o seu processo de beatificação foi posteriormente adiado.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Complexo do fogo Sátão/Trancoso entra em resolução
O incêndio que teve início nos fogos de Sátão e Trancoso entrou hoje em resolução, pelas 22h00, mas 90% do dispositivo continuará no terreno, disse à Lusa o comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato.

"Situação tranquila" depois de projeção de fogo em Seia
O concelho de Seia está hoje à noite com uma "situação tranquila" relativamente aos incêndios, mas mantém a vigilância a eventuais reacendimentos em Teixeira e à evolução dos fogos de Arganil e Covilhã, disse o presidente da Câmara.

Complexo do fogo Sátão/Trancoso entra em resolução
O incêndio que teve início nos fogos de Sátão e Trancoso entrou hoje em resolução, pelas 22:00, mas 90% do dispositivo continuará no terreno, disse à Lusa o comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato.

Morreu segundo bombeiro após acidente de viação a caminho de fogo
Acidente fez ainda três feridos graves.