
Faleceu Maria José da Silva Moreira
No sábado, 19 de julho de 2025, terão lugar diversas cerimónias fúnebres. Em Rio Maior, realiza-se o funeral de Celeste Inácia Marques, de 81 anos, com missa na Igreja da Misericórdia às 15:30, seguindo para o cemitério local. No concelho da Trofa, estão agendados os funerais de três residentes. O de Maria Luiza da Silva Ferreira, de 74 anos, terá lugar às 11:00 na Igreja Paroquial de Coronado (São Mamede). Paulo Manuel Santos Pereira, de 56 anos, será sepultado após a missa das 15:30 na Igreja Matriz de São Martinho de Bougado. Mais tarde, às 18:00, decorrerá o funeral de Felicidade Ferreira Maia, de 90 anos, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado. Para os falecidos na Trofa, estão também agendadas missas de 7.º dia.
Em simultâneo, em Carregal do Sal, o dia 19 de julho será de celebração, assinalando o primeiro aniversário do Museu Aristides de Sousa Mendes. A data coincide com o 140.º aniversário do nascimento do diplomata, nascido a 19 de julho de 1885. A cerimónia contará com a presença da Adjunta do Secretário de Estado, Patrícia Lamas, do executivo municipal e de descendentes de pessoas salvas por Sousa Mendes. O evento incluirá uma atuação especial do músico Pedro Abrunhosa às 17:30. Desde a sua inauguração, o museu, instalado na recuperada Casa do Passal, já recebeu mais de 34 mil visitantes, incluindo 3500 alunos.
Aristides de Sousa Mendes, conhecido como “O Cônsul de Bordéus”, é recordado como um herói que, durante a Segunda Guerra Mundial, desobedeceu a ordens diretas do governo de Salazar para emitir vistos que salvaram cerca de 30 mil pessoas, na sua maioria judeus, do regime nazi e do Holocausto. Pela sua coragem, foi reconhecido postumamente com o título de “Justo entre as Nações” por Israel em 1966 e, em Portugal, foi reintegrado na carreira diplomática e agraciado com a Ordem da Liberdade. Em 2021, recebeu honras de Panteão Nacional, embora os seus restos mortais permaneçam em Cabanas de Viriato, sua terra natal, onde faleceu a 3 de abril de 1954.