
Falha generalizada no sistema informático do SNS



O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esteve inoperacional a nível nacional durante a manhã de quinta-feira, depois de já apresentar problemas desde o dia anterior. A falha generalizada impediu os médicos de acederem aos processos clínicos dos doentes, realizar prescrições eletrónicas de medicamentos e consultar exames, colocando em risco a realização de consultas e cirurgias.
Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os constrangimentos resultaram de uma atualização do software da Rede Informática da Saúde (RIS), realizada pela operadora NOS.
A mesma fonte informou que o funcionamento do sistema foi totalmente normalizado pelas 12h15 de quinta-feira. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) foi uma das entidades que alertou para o problema, denunciando a fragilidade dos sistemas informáticos do SNS e a falta de investimento na área.
A presidente da federação sublinhou que falhas como esta ocorrem "todos os dias", causando atrasos em consultas, cirurgias e em toda a atividade clínica.
Perante esta situação, a FNAM recomendou aos médicos que apresentassem uma escusa de responsabilidade para se salvaguardarem, atribuindo a responsabilidade última ao Ministério da Saúde e ao Governo. Apesar da abrangência nacional do "apagão digital", em Coimbra a falha afetou sobretudo os cuidados de saúde primários, não tendo impactado os hospitais pertencentes à Unidade Local de Saúde (ULS) da região.
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.