menulogo
Notícias Agora
user
Close

Falha generalizada no sistema informático do SNS

Uma falha generalizada no sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) causou, esta quinta-feira, constrangimentos em hospitais e centros de saúde a nível nacional, impedindo o acesso a processos clínicos e a prescrição de medicamentos.
News ImageNews ImageNews Image

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esteve inoperacional a nível nacional durante a manhã de quinta-feira, depois de já apresentar problemas desde o dia anterior. A falha generalizada impediu os médicos de acederem aos processos clínicos dos doentes, realizar prescrições eletrónicas de medicamentos e consultar exames, colocando em risco a realização de consultas e cirurgias.

Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os constrangimentos resultaram de uma atualização do software da Rede Informática da Saúde (RIS), realizada pela operadora NOS.

A mesma fonte informou que o funcionamento do sistema foi totalmente normalizado pelas 12h15 de quinta-feira. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) foi uma das entidades que alertou para o problema, denunciando a fragilidade dos sistemas informáticos do SNS e a falta de investimento na área.

A presidente da federação sublinhou que falhas como esta ocorrem "todos os dias", causando atrasos em consultas, cirurgias e em toda a atividade clínica.

Perante esta situação, a FNAM recomendou aos médicos que apresentassem uma escusa de responsabilidade para se salvaguardarem, atribuindo a responsabilidade última ao Ministério da Saúde e ao Governo. Apesar da abrangência nacional do "apagão digital", em Coimbra a falha afetou sobretudo os cuidados de saúde primários, não tendo impactado os hospitais pertencentes à Unidade Local de Saúde (ULS) da região.

Artigos

14