menulogo
Notícias Agora
user
Close

Falha de Energia no Alto Minho

Uma avaria numa central hidroelétrica em Vila Nova de Cerveira provocou um apagão que afetou 21 mil consumidores em vários concelhos do Alto Minho. O fornecimento de energia foi totalmente restabelecido mais de quatro horas e meia após o incidente.
News ImageNews ImageNews Image

Uma falha de energia elétrica atingiu a região do Alto Minho, no distrito de Viana do Castelo, cerca das 12h19 de quarta-feira. A interrupção, que afetou um total de 21 mil consumidores, teve origem numa avaria na central hidroelétrica localizada no lugar de France, na freguesia de Sopo, em Vila Nova de Cerveira. Segundo a E-Redes, as causas específicas da avaria permanecem desconhecidas, embora um dos artigos mencione um alerta para um incêndio na central como possível origem do apagão.

O corte no fornecimento de eletricidade afetou diversos concelhos da região. Entre os municípios atingidos encontram-se Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Melgaço (especificamente a zona de Castro Laboreiro), Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Monção, Paredes de Coura e Ponte da Barca.

A situação levou a uma interrupção generalizada em várias localidades destes concelhos.

O processo de restabelecimento da energia foi gradual.

Pelas 16h24, a E-Redes comunicou que a maioria dos consumidores já tinha o serviço reposto.

No entanto, nessa altura, 1.800 clientes continuavam sem eletricidade.

Estes consumidores localizavam-se nos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Arcos de Valdevez e na zona de Castro Laboreiro, em Melgaço.

Inicialmente, não havia previsão para a normalização completa do serviço nestas áreas.

A situação foi finalmente resolvida às 17h03, quando a E-Redes confirmou o restabelecimento total do fornecimento de energia a todos os consumidores afetados.

A resolução do problema demorou mais de quatro horas e meia desde o início da avaria.

Artigos

25
Ver mais▼