Modelo Famalicão: A Fábrica de Talentos que Une o Clube à Comunidade



Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, destacou a capacidade do clube em identificar e potenciar jovens futebolistas, afirmando que o sucesso de Yassir Zabiri não é um caso isolado. O jovem avançado marroquino, de 20 anos, que deu o título mundial de sub-20 a Marrocos ao marcar os dois golos na final contra a Argentina, é visto como um exemplo da qualidade que o clube tem conseguido atrair, sendo comparado por Ribeiro a outros nomes de sucesso que passaram pelo emblema minhoto, como Ugarte, Pedro Gonçalves e Luiz Júnior.
Segundo o dirigente, esta "filosofia" de aposta em talentos é a principal garantia do sucesso desportivo e da solidez financeira futura do clube.
Miguel Ribeiro sublinhou que, apesar do destaque mediático de Zabiri, o Famalicão tem "muitos Zabiris" no seu plantel, mencionando outros jovens promissores como Gustavo Sá, Mathias de Amorim e Ibrahima Ba.
Esta visão permite ao Famalicão lutar por vitórias e pelo acesso às competições europeias sem descurar a sua base.
Paralelamente à estratégia desportiva, o clube procura reforçar a sua ligação à cidade.
Nesse sentido, foi apresentado o novo terceiro equipamento, uma camisola "100% Famalicão" concebida em parceria exclusiva com nove empresas locais.
Em tons de bege, a camisola presta homenagem à indústria têxtil, o principal setor económico do concelho.
Miguel Ribeiro enfatizou que, apesar de ser gerido por uma SAD, o clube não abdica da sua "parte emocional" e da ligação com os adeptos e a cidade. A apresentação, que decorreu nos Paços do Concelho, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
O autarca elogiou a iniciativa, considerando-a "carregada de significado" e um reflexo da "robustez e sintonia" da comunidade, descrevendo o clube como um "grande embaixador" de Vila Nova de Famalicão.
O novo equipamento será estreado no domingo, na receção ao Vitória de Guimarães.
Artigos
8Desporto
Ver mais


Foi com dois atletas da ADCR Caxinas e Poça da Barca que Portugal empatou a dois golos, no dia 28 de outubro, coma seleção espanhola de futsal, no escalão sub-19. […] O conteúdo Atletas do Caxinas no empate entre Portugal e Espanha aparece primeiro em JVC.

Próximo adversário do Benfica na Taça de Portugal, o Atlético Clube de Portugal, veio a público desculpar-se depois de ter usado a ironia para brincar com o empate de domingo do Benfica das águias na receção ao Casa Pia (2-2). "Não dá para antecipar o nosso jogo?", escreveu o clube da Tapadinha no "X", retweetando a publicação do Benfica com o resultado do encontro.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -Um dia depois, também nas redes sociais, o Atlético, que milita atualmente na Liga 3, explicou que a sua intenção não era gozar com as águias e recordou a ajuda que destas já recebeu no passado. "O Atlético Clube de Portugal não 'goza', não é deselegante e muito menos tem memória curta", começa por garantir."O Sport Lisboa e Benfica em 2019 apoiou o Atlético Clube de Portugal com a mudança e manutenção do relvado, com a instalação do sistema de rega, a estrutura painéis publicitários à volta do campo, a instalação de um marcador de jogo eletrónico e outras melhorias em espaços invisíveis como o balneário e caldeira no Estádio da Tapadinha", recorda."Somos gratos a quem esteve ao nosso lado e sem dúvida que queremos que chegue rápido o dia 21 de novembro para a festa da Taça de Portugal dentro e fora de campo", termina.







