
Família de Gaia detida por burla informática de quase 900 mil euros



Uma família de Vila Nova de Gaia, da qual sete membros foram detidos, é acusada de ter orquestrado um esquema de burla informática que resultou no desvio de um montante entre 870 mil e 900 mil euros. Segundo a investigação, o líder do grupo é um jovem de 24 anos com elevados conhecimentos informáticos, que foi o cérebro por detrás da operação fraudulenta que vitimou mais de 100 pessoas, principalmente na região norte do país. O método utilizado pelo grupo consistia no envio de milhares de mensagens de texto (SMS) fraudulentas. Estas mensagens encaminhavam as vítimas para páginas de internet falsas, criadas para imitar os sites oficiais de instituições como o Banco de Portugal, a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco. O objetivo era enganar os utilizadores para que estes inserissem os seus códigos de acesso e credenciais bancárias, permitindo que os criminosos acedessem às suas contas e realizassem transferências.
Este caso evidencia o aumento e a sofisticação das fraudes bancárias em Portugal.
Num dos artigos que reporta esta situação, é também mencionada uma outra questão judicial, não relacionada com a burla.
Trata-se de um processo ganho pela associação de defesa do consumidor DECO contra as operadoras MEO, NOS e NOWO, relativo a alterações de preços consideradas ilegais em 2016. A decisão obrigaria as empresas a devolver 40 milhões de euros a 1,6 milhões de clientes, mas tanto a MEO como a NOS já anunciaram que irão recorrer da sentença.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Rabo de Peixe: Auxiliares de creche acusadas de 44 crimes de maus-tratos
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra quatro auxiliares de educação, ex-funcionárias da Casa do Povo de Rabo de Peixe, nos Açores, pela alegada prática de um total de 44 crimes de maus-tratos a crianças.

Ordem Médicos diz que falhas informáticas nos hospitais são evitáveis
A Ordem dos Médicos pediu hoje sistemas de redundância para garantir acesso à informação clínica dos doentes, garantindo que as recentes falhas informáticas, que adiaram consultas, início de tratamentos e exames, são evitáveis.

Jovem suspeito de atear incêndio nega: "Não ateei fogo nenhum"
O jovem suspeito de ter ateado três focos de incêndio em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, causando prejuízos materiais de quase quatro milhões de euros, negou hoje a acusação durante o início do julgamento.

Furacão Gabrielle ruma aos Açores. Chegará a Portugal Continental?
Especialistas da Meteored afirmam que furacão não 'tocará' no Continente, mas que poderá deixar alguns vestígios.