
Família desalojada em Pedrógão Grande com plano de intervenção



Uma família, composta por uma mulher de nacionalidade alemã e os seus três filhos, ficou desalojada depois de a sua habitação ter sido destruída pelos incêndios que deflagraram no fim de semana no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria. O Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou que está a ser delineado um plano de intervenção para apoiar o agregado familiar.
No sábado, deflagraram dois incêndios no concelho, que obrigaram à retirada de pessoas de cinco aldeias por precaução. Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, os fogos foram geridos como uma única ocorrência e entraram em fase de resolução na madrugada de domingo. Num balanço provisório, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, António Lopes, informou que o fogo destruiu duas casas de madeira, que se encontravam em reboques, e um anexo de arrumos.
Numa dessas habitações residia a família afetada.
De imediato, foi prestado apoio pelo ISS em articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), a Junta de Freguesia da Graça e a Unidade Local de Saúde de Coimbra.
A família recebeu apoio psicossocial, vestuário, fraldas e outros bens.
Apesar de a Câmara Municipal ter disponibilizado alojamento, a família recusou por ter encontrado apoio junto de amigos para os primeiros dias. O ISS revelou que está a ser desenvolvido um plano de intervenção mais alargado com a participação do SAAS, da Unidade Local de Saúde de Coimbra e da progenitora. Este plano visa assegurar o acesso a prestações sociais, cuidados de saúde, como a vacinação, e o enquadramento escolar das crianças.
O município comprometeu-se também a disponibilizar uma habitação para a família.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
'Jackpot' volta a ser acumulado. Em Portugal, só há quintos prémios
O sorteio desta terça-feira do Euromilhões voltou a não ter ninguém a acertar por completo na chave vencedora. Quanto ao segundo prémio, houve dois vencedores, embora fora de Portugal. Por cá, houve apenas quintos prémios.

Ministra da Saúde exige esclarecimentos rápidos sobre morte de bebé em Idanha-a-Nova
Ana Paula Martins lamenta “profundamente” o caso e garante abertura de inquéritos internos. Ministério Público já investiga o sucedido A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta terça-feira lamentar “profundamente” a morte de um bebé de 11 meses à porta da urgência do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. A […] O conteúdo Ministra da Saúde exige esclarecimentos rápidos sobre morte de bebé em Idanha-a-Nova aparece primeiro em oRegiões.

Odemira: GNR detém suspeito de cultivo e tráfico de droga
Um homem, de 38 anos, foi detido pela GNR por cultivo e tráfico de droga, tendo os militares apreendido 29 pés de canábis, 20 doses do mesmo estupefaciente e duas doses de haxixe, no concelho de Odemira. Em comunicado, a GNR explicou que o suspeito foi detido hoje através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) […]

Morreram 16 pessoas nas praias portuguesas entre maio e agosto
Dentro da época balnear, três pessoas morreram por afogamento, em praias vigiadas.