menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Investimento Privado e Empresarial no Ensino Superior Português

O ensino superior em Portugal beneficia de investimentos significativos provenientes tanto do setor empresarial como de mecenas privados. Iniciativas recentes da Caixa Geral de Depósitos e da família Horta Osório destacam o reforço da ligação entre o mundo académico e a sociedade civil.
News ImageNews ImageNews Image

Duas iniciativas recentes ilustram o crescente investimento do setor empresarial e de mecenas privados no ensino superior português.

Por um lado, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) estabeleceu uma parceria com o ISEG Executive Education e a Universidade do Minho para um programa de formação de larga escala.

Por outro, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) recebeu uma doação substancial da família do banqueiro António Horta Osório.

O programa, intitulado "CGD High Impact Leaders", foi desenvolvido de forma personalizada para capacitar mais de 700 gerentes e coordenadores adjuntos comerciais da CGD. O objetivo é reforçar as suas competências de liderança, gestão e desenvolvimento de equipas.

A formação, de cariz experiencial, decorre em Lisboa (ISEG) e Braga (Universidade do Minho), com os participantes a receberem uma dupla certificação no final. Joana Santos Silva, CEO do ISEG Executive Education, sublinhou a importância de capacitar os profissionais que são "o rosto e a força viva da instituição".

Miguel Ângelo Rodrigues, diretor executivo da UMinhoExec, destacou a parceria como um exemplo de como o meio académico pode co-criar soluções de elevado impacto para as organizações. No âmbito da filantropia privada, a família de António Horta Osório doou 1,5 milhões de euros à Universidade Católica Portuguesa.

A verba destina-se ao desenvolvimento do novo Campus Veritati, um projeto considerado estruturante para o futuro da instituição.

Este contributo financiará a criação de um auditório com o nome de Ana e António Horta Osório, a inserção de uma Cátedra sobre Saúde Mental na licenciatura em Gestão de Empresas e a atribuição de um prémio anual de 15 mil euros ao melhor aluno do mesmo curso, correspondente ao valor das propinas dos três anos. António Horta Osório, antigo aluno da UCP onde se formou em Gestão com a média de 18 valores e onde também lecionou, afirmou que a doação é "uma forma de retribuir o que recebi e de contribuir para que continue a formar as próximas gerações". A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, considerou o gesto um "contributo decisivo para o crescimento sustentável e inovador" da universidade, reforçando o seu compromisso na formação de líderes com impacto positivo na sociedade.

A doação insere-se na campanha "Together we shape the future" para a construção do novo campus.

Artigos

6

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa