Família Amorim lidera a lista da Forbes das famílias mais ricas de Portugal em 2025



A lista da revista Forbes das 50 famílias mais ricas de Portugal em 2025 é liderada pela família Amorim. No total, os patrimónios agregados destas 50 famílias somam cerca de 47,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 2,7 mil milhões face a 2024 e equivale a 16,5% do PIB nacional. Os cinco primeiros lugares do ranking concentram quase 17 mil milhões de euros. No topo da lista estão Fernanda, Paula, Marta e Luísa Amorim, com uma fortuna avaliada em 5.840 milhões de euros, proveniente de participações no grupo Galp, Corticeira Amorim, Amorim Luxury e Banco Luso-Brasileiro, além de outros ativos imobiliários. Em segundo lugar, surge a família Soares dos Santos, com 3.200 milhões de euros, que controla a Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce. A família Guimarães de Mello ocupa o terceiro posto, com um património estimado em 3.100 milhões de euros e participações em empresas como o Grupo José de Mello, CUF e Brisa. O quarto lugar pertence a Nuno, Paulo e Cláudia Azevedo, do grupo Sonae (detentor do Continente), com uma fortuna de 2.790 milhões de euros. A fechar o top cinco, e como nova entrada neste grupo, está Dionísio Pestana, do Grupo Pestana, com um património de 1.980 milhões de euros.
Os restantes lugares do top 10 são ocupados por António Silva Rodrigues (Simoldes), Fernando Campos Nunes (Visabeira), a família Alves Ribeiro (Alves Ribeiro Construção), a família Silva Domingues (BA Glass) e Carlos Moreira da Silva (também da BA Glass).
A Forbes Portugal baseia a sua avaliação anual do património de cerca de 100 empresários em informação publicamente disponível sobre as suas participações em sociedades cotadas e não cotadas.
















