menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Trabalhadores da Lusa reivindicam um aumento salarial de 150 euros em 2026

Os trabalhadores da agência de notícias Lusa aprovaram um caderno reivindicativo para 2026, exigindo aumentos salariais, e manifestaram preocupação com a falta de informação sobre a reestruturação da empresa.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Os trabalhadores da agência de notícias Lusa aprovaram um caderno reivindicativo para 2026, que exige um aumento salarial de 150 euros e a revisão do valor das diuturnidades.

A proposta, apresentada pelos sindicatos, foi aprovada em plenário com 86 votos a favor, três abstenções e nenhum voto contra.

As reivindicações incluem ainda a redução progressiva do horário de trabalho e o aumento do valor do índice 100, a base remuneratória, para 1.200 euros. Com esta aprovação, o Sindicato dos Jornalistas (SJ), o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (Sitese) foram mandatados para iniciar as negociações com o Conselho de Administração.

Paralelamente às exigências salariais, os trabalhadores manifestaram sérias preocupações relativamente ao futuro da agência.

Numa moção aprovada com 76 votos a favor e duas abstenções, expressaram inquietação pela falta de informação e consulta sobre o plano de reestruturação e o novo modelo de governação da Lusa.

Esta preocupação surge num contexto em que o Estado passou a deter a totalidade do capital da agência e os ministros das Finanças e da Presidência aprovaram um projeto de novos estatutos. Os trabalhadores sublinham a necessidade de assegurar mecanismos que garantam a independência da Lusa, especialmente face ao poder político.

Esta não é a primeira vez que demonstram esta apreensão, uma vez que já em novembro tinham exigido conhecer as medidas propostas pela administração à tutela sobre o referido plano de reestruturação.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones