
Descida das Temperaturas em Portugal Continental



Após um período de calor intenso, com temperaturas que chegaram a ultrapassar os 40 graus em várias regiões, a tendência geral em Portugal Continental é de uma descida dos termómetros, trazendo um clima mais ameno. Esta mudança é sentida em diversas localidades, que se preparam para uma semana com temperaturas mais baixas e noites mais frescas. No concelho de Oeiras, por exemplo, depois de semanas com máximas acima dos 35 graus, a previsão aponta para um clima mais ameno e céu nublado, com as temperaturas a atingirem os 30 graus apenas a partir de sexta-feira. Situação semelhante ocorre em Braga, onde, após semanas consecutivas com temperaturas acima dos 40 graus, se espera uma semana com máximas ligeiramente acima dos 30 graus e noites mais frescas. Também na Guarda se regista uma descida, contrastando com a semana anterior em que as máximas ultrapassaram os 30ºC diariamente. Para esta segunda-feira, as temperaturas na cidade variam entre os 16ºC e os 27ºC, com previsão de descidas mais acentuadas nos dias seguintes.
Apesar desta tendência de arrefecimento na maior parte do país, o distrito de Faro constitui uma exceção.
Na segunda-feira, era o único distrito sob aviso amarelo devido ao calor intenso.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas em Faro poderiam atingir os 37ºC, tornando a região na zona mais quente de Portugal. Noutro ponto do país, em Pampilhosa da Serra, a questão da temperatura está associada a preocupações com os incêndios. O autarca local expressou receio de que o esperado aumento da temperatura ao longo do dia pudesse agravar a situação dos fogos que lavram no concelho.
Artigos
12











Atualidade
Ver mais
Agência admite "debilidades crónicas" na gestão do combate a incêndios
O presidente da agência integrada dos fogos rurais disse hoje que "há debilidades crónicas" na gestão do dispositivo de combate, avançando que este ano o sistema não conseguiu proteger as aldeias e gerir o fogo dentro das florestas.

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

Hipertensão afeta 2,5 milhões de adultos em Portugal, metade sem controlo
Cerca de 2,5 milhões de adultos portugueses sofriam de hipertensão em 2024, um número que representa 41% da população entre os 30 e 79 anos, sendo que cerca de metade não tem a condição controlada.

Chamadas policiais falsas: desconfie de telefonemas em inglês
Existem cada vez mais relatos de consumidores portugueses a receber telefonemas fraudulentos em que alegam tratar-se de uma autoridade policial oficial. Saiba como identificar este esquema de burla.