
Peregrinação do Migrante e do Refugiado em Fátima marcada por apelos à esperança e à responsabilidade



A Peregrinação Nacional do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima decorreu nos dias 12 e 13 de agosto, inserida na 53.ª Semana Nacional das Migrações, subordinada ao tema “Migrantes Missionários da Esperança”.
O evento, que anualmente atrai milhares de peregrinos, incluindo muitos emigrantes de férias em Portugal, foi presidido por D. Joan-Enric Vives, arcebispo emérito de Urgel, em Espanha.
A peregrinação terminou com a tradicional ‘Procissão do Adeus’ no recinto do santuário.
Nas celebrações, foram proferidas várias mensagens de cariz religioso e social.
Na homilia da missa de encerramento, D. Joan-Enric Vives descreveu os migrantes e refugiados como “mensageiros de esperança num mundo obscurecido por guerras e injustiças”, afirmando que a sua vitalidade pode revitalizar “comunidades eclesiais envelhecidas e cansadas”.
O arcebispo emérito desafiou a Igreja a ser mais acolhedora, lembrando que Maria também foi migrante e refugiada.
Por sua vez, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, apelou aos fiéis para que rezassem pelos bombeiros que combatem os incêndios em Portugal e países vizinhos, pedindo um “comportamento responsável” de todos face ao “drama dos incêndios”. O reitor leu ainda uma mensagem do bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que desejou que Maria inspire “todos os que peregrinam pelo mundo, buscando dignidade de vida, justiça e de paz”. Durante a bênção dos doentes, Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), expressou gratidão aos familiares, amigos e cuidadores formais e informais, que descreveu como “anjos sem fronteiras”.
Para garantir a segurança do evento, a Guarda Nacional Republicana (GNR) implementou a operação “Migrante 2025”. O dispositivo especial incluiu a interdição temporária do espaço aéreo a drones, o reforço do patrulhamento nas vias de acesso e um policiamento intensificado no Santuário e zonas envolventes para prevenir a atividade criminal e garantir a fluidez do trânsito.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.