menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Modernização no Futebol: Viana do Castelo e Penafiel Investem em Relvados de Última Geração

Diversos projetos de requalificação de infraestruturas desportivas estão em curso em Portugal, com especial enfoque na modernização de estádios e na instalação de novos relvados para impulsionar a prática do futebol.
News ImageNews ImageNews Image

Em Viana do Castelo, está a ser desenvolvido um ambicioso projeto para a criação de uma Cidade Desportiva. Um investimento inicial de 800 mil euros, fruto de um protocolo entre a autarquia e a Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) com financiamento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destina-se à instalação de dois campos sintéticos e um centro de excelência, ou “performance hub”, no Estádio Municipal Manuela Machado. A iniciativa, visitada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, e pelo presidente da FPF, Pedro Proença, visa acolher seleções distritais e nacionais, bem como criar uma Academia de Futebol da AFVC.

Este projeto insere-se num plano mais vasto para a Cidade Desportiva, que abrange uma área de 13 hectares e representa um investimento faseado de cerca de oito milhões de euros. O plano geral inclui a requalificação do estádio com nova iluminação, a manutenção da pista de atletismo, a melhoria das acessibilidades e a criação de um corredor verde desportivo. Prevê-se ainda a refuncionalização de edifícios devolutos para atividades de apoio ao desporto. Ainda no concelho, o Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube está a receber um novo relvado sintético, num investimento municipal de aproximadamente meio milhão de euros. Esta é a primeira fase de uma requalificação que prevê a remodelação das restantes instalações do estádio até 2027. Paralelamente, o Futebol Clube de Penafiel anunciou a substituição do relvado do Estádio Municipal 25 de Abril, que não era renovado há mais de 40 anos.

A nova superfície será um modelo híbrido de última geração, instalado pela empresa italiana Limonta, conhecida por trabalhar com clubes como o Real Madrid e o AC Milan.

A intervenção, que faz parte de um plano estratégico da nova administração do clube, inclui também a renovação completa dos sistemas de drenagem e rega.

Durante o período das obras, a equipa disputará os seus jogos em casa no Estádio do Vizela.

Artigos

10