
Negócio fechado: Kiwior reforça FC Porto e pode custar 27 milhões



O FC Porto tem praticamente assegurada a contratação do defesa internacional polaco Jakub Kiwior, de 25 anos, proveniente do Arsenal.
O acordo entre o jogador e o clube portista está fechado, e a transferência deverá ser feita através de um empréstimo com obrigação de compra, num negócio que pode alcançar os 27 milhões de euros (26 milhões fixos mais um milhão em bónus).
Caso se confirmem estes valores, Kiwior tornar-se-á no defesa-central mais caro da história do futebol português.
A concretização do negócio, no entanto, tem sofrido atrasos.
O Arsenal apenas permitirá a saída do jogador após garantir a contratação de um substituto, sendo o alvo principal Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen. Esta dependência criou um efeito dominó que deixou a transferência em suspenso, levando mesmo ao adiamento de um voo que Kiwior já tinha marcado para a cidade do Porto. Kiwior chega ao Dragão para reforçar um setor defensivo que demonstrou fragilidades na época anterior.
Espera-se que forme dupla no eixo da defesa com o seu compatriota Jan Bednarek, também contratado nesta janela de mercado.
Analistas destacam a sua polivalência, já que pode atuar como defesa-central ou lateral-esquerdo, oferecendo maior flexibilidade tática ao treinador Francesco Farioli.
Sendo um central esquerdino, ágil e rápido, Kiwior poderá complementar Bednarek e oferecer novas soluções na fase de construção de jogo, com mais ângulos de passe para o meio-campo. Apesar das suas qualidades, como a técnica e a capacidade de se instalar no meio-campo adversário, são apontadas algumas áreas a melhorar.
O jogador sente dificuldades em duelos um contra um em zonas exteriores e, apesar da sua estatura, nem sempre se mostra dominante no jogo aéreo. Se conseguir evoluir nestes aspetos, tem potencial para se afirmar como um pilar da defesa portista.
A sua chegada representaria o décimo reforço do FC Porto para a temporada 2025/26.
Artigos
9








Desporto
Ver mais
João Noronha Lopes apresenta mais um nome de peso na campanha
Luís Tadeu, antigo vice-presidente do Benfica, assume o papel de mandatário oficial da candidatura de João Noronha Lopes. "Um homem de integridade inquestionável", garante o candidato às eleições do próximo dia 25 de outubro.

Menos espaço para Oliveira. Rival renova e deixa só um lugar em aberto
Franco Morbidelli renovou o contrato com a VR46 Racing Team para 2026, deixando assim uma vaga oficialmente em aberto no MotoGP. Miguel Oliveira continua em risco de perder o lugar.

Benfica gasta milhões, mas recorde continua a ser de Vieira e Jorge Jesus
Mercado com maior investimento continua a ser o do verão de 2020. Neste verão, Rui Costa apostou forte na renovação do plantel e trouxe reforços para todos os setores, da defesa ao ataque.

Recorde histórico: Liga portuguesa movimenta 625 milhões de euros em transferências
O mercado de transferências do futebol português atingiu um marco histórico nesta janela de verão, com os quatro principais clubes – Sporting, Benfica, FC Porto e SC Braga – a movimentarem 625 milhões de euros. Um recorde absoluto, superando os €457,6 milhões do ano passado, e evidenciando a crescente riqueza e disparidades dentro da Liga […]