FC Porto multado em 12.750 euros por alegada pressão sobre o árbitro Fábio Veríssimo



O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou uma multa de 12.750 euros ao FC Porto por "inobservância qualificada de outros deveres". A sanção, anunciada quase dois meses após a instauração de um processo disciplinar, surge na sequência de uma denúncia do árbitro Fábio Veríssimo por alegada pressão durante o intervalo do jogo contra o SC Braga, disputado a 2 de novembro no Estádio do Dragão a contar para a 10.ª jornada da I Liga. De acordo com o relatório do árbitro, ao chegar ao balneário durante o intervalo, a equipa de arbitragem deparou-se com uma televisão a transmitir, em repetição contínua e sem que pudesse ser desligada, imagens de lances polémicos da primeira parte. Em particular, era exibida a anulação de um golo ao FC Porto, bem como outro lance controverso de um jogo de formação também arbitrado por Fábio Veríssimo.
O CD da FPF considerou que a conduta do clube resultou em "lesão dos princípios da ética desportiva, da verdade desportiva ou grave prejuízo para a imagem e o bom nome das competições de futebol". O FC Porto anunciou que irá recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
Os "dragões" argumentam não ter violado qualquer dever de organização do jogo e consideram o valor da multa desproporcional, comparando-o com a sanção de 15.300 euros aplicada ao Benfica pela invasão de campo de um adepto que confrontou a equipa de arbitragem no final de um dérbi contra o Sporting. Numa reação anterior ao caso, o FC Porto também tinha acusado Fábio Veríssimo de ter ameaçado dirigentes do clube num jogo anterior.
















