menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Alemanha Propõe Compensação Financeira por Mudança de Seleção de Jogadores

A Federação Alemã de Futebol (DFB) avançou com uma proposta para que as federações nacionais sejam compensadas financeiramente quando jogadores formados nos seus escalões jovens optam por representar outra seleção.
News ImageNews ImageNews Image

A Federação Alemã de Futebol (DFB) está a estudar a implementação de um sistema de compensação financeira por jogadores que, após terem sido formados nas suas seleções jovens, decidem representar outro país. A proposta foi apresentada por Andreas Rettig, diretor geral da DFB, que considera injusto que um jogador, treinado durante anos por um clube e pela federação, possa mudar de seleção nacional de forma gratuita. A iniciativa surge na sequência de vários casos recentes de jovens talentos que optaram por outras nacionalidades. Entre os exemplos citados estão Ibrahim Maza, que escolheu representar a Argélia, e Kenan Yildiz e Can Uzun, que, apesar de terem nascido e feito a sua formação na Alemanha, vestem as cores da Turquia. Estes casos levaram a DFB a procurar mecanismos que possam compensar o investimento feito na formação destes atletas.

No entanto, a federação reconhece que a Alemanha também beneficiou historicamente de jogadores com dupla nacionalidade.

Nomes como Ilkay Gündogan, Mesut Özil e Sami Khedira são exemplos de filhos de imigrantes que tiveram sucesso na seleção germânica.

Andreas Rettig sublinhou a crescente prevalência da dupla nacionalidade no país, afirmando que 43% das crianças com menos de cinco anos se encontram nesta situação e que, nos escalões de formação, a percentagem é ainda maior, chegando a haver "sete ou oito jogadores no 'onze' inicial" com dupla nacionalidade.

O fenómeno não é exclusivo da Alemanha.

Os artigos mencionam que a questão é global, exemplificando com a seleção portuguesa, que na sua convocatória atual conta com cinco jogadores com dupla nacionalidade. Além disso, é comum que seleções africanas de língua oficial portuguesa integrem jogadores que nasceram em Portugal e representaram as seleções jovens das 'quinas'.

Artigos

6
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones