menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Apelo Festivo: Campanha Nacional Procura Dadores de Sangue para Reforçar Reservas Críticas

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue lançou uma campanha nacional de apelo à dádiva de sangue, sublinhando a necessidade crítica de reforçar as reservas durante a época festiva, período em que a disponibilidade de dadores tende a diminuir.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) deu início a uma campanha de sensibilização sob o lema “Neste Natal dê o seu melhor presente, dê sangue, dê vida!”. O objetivo é alertar a população para a importância de doar sangue, especialmente durante a quadra festiva, uma vez que as necessidades aumentam enquanto a disponibilidade de dadores diminui. O presidente da FEPODABES, Alberto Mota, reforçou o apelo, notando que a entrada do país numa fase epidémica de gripe poderá reduzir ainda mais o número de dadores disponíveis. Os dados mais recentes do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) são considerados preocupantes, com um apelo particular para os tipos de sangue O+, O–, B- e A-. Na segunda-feira, o tipo B- era o que registava maior falta, necessitando de dádivas imediatas, seguido dos tipos A- e O+, com reservas estimadas para apenas um a dois dias. Já os tipos AB- e O- tinham reservas para três a cinco dias. Em contraste, a reserva nacional ao nível dos hospitais apresenta níveis normais para todos os tipos de sangue, embora com necessidade de “dádivas regulares”. A região do Algarve é a que apresenta mais carências, com reservas para três a cinco dias de sangue dos tipos AB+ e O+. A FEPODABES sublinha que as reservas de sangue precisam de ser reforçadas continuamente e que cada dádiva pode salvar até três vidas.

A federação alerta também para a redução e o envelhecimento do número de dadores regulares, destacando a “luta diária” para incentivar os mais jovens a doar regularmente. Para ser dador, é necessário ter entre 18 e 65 anos (a idade limite para a primeira dádiva é de 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, estar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis. Jovens de 17 anos podem doar mediante autorização parental.

Artigos

20
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones