
Investimento da Ferbgás em Biometano em Benavente



A empresa Ferbgás Renováveis recebeu autorização para avançar com um investimento de 20 milhões de euros na construção de uma unidade de produção de biometano no concelho de Benavente. O projeto, que já obteve a aprovação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tem como objetivo a injeção de gás renovável na rede de distribuição operada pela Setgás, substituindo diretamente o gás natural de origem fóssil. Com o início das operações previsto para o primeiro semestre de 2027, a nova unidade industrial prevê a criação de 45 postos de trabalho, sendo 15 diretos e 30 indiretos. Numa fase inicial, a capacidade de produção será de aproximadamente 40 gigawatts hora (GWh) por ano, o que equivale ao consumo energético de cerca de 8.000 habitações. Posteriormente, a empresa planeia aumentar a capacidade para 62 GWh anuais, o suficiente para abastecer perto de 13.000 residências. O ponto de ligação à rede de gás será estabelecido no Corredor Verde Benavente–Samora Correia, uma zona considerada estratégica para a distribuição no concelho.
Segundo Rafael Ferrari, CEO da Ferbgás, esta transição permitirá substituir o gás fóssil por biometano num "fluxo contínuo e seguro", sem que os consumidores necessitem de realizar alterações ou trocas nos seus equipamentos. A empresa sublinha que o projeto contribuirá para a redução da intensidade carbónica do consumo de gás, mantendo os níveis de segurança e qualidade do abastecimento.
Adicionalmente, espera-se que o setor industrial obtenha "ganhos mensuráveis" em indicadores ambientais, sociais e de governação (ESG). Este investimento em Benavente insere-se num plano mais vasto da Ferbgás, que contempla a instalação de um total de 10 unidades de biometano em Portugal, representando um investimento global estimado entre 200 e 300 milhões de euros.
Artigos
5




Economia
Ver mais
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

De acordo com a presidente dos APPM Marketing Awards, esta edição superou as expectativas, sendo que esta marca uma nova fase para os galardões. Sandra Alvarez acredita que a associação se está a afirmar dentro do mercado dos prémios e isso é “claramente notório”, não só pela adesão do ponto de vista das marcas, mas […] O conteúdo Para Sandra Alvarez, o futuro dos APPM Marketing Awards passa pelo crescimento aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

Na perspetiva da diretora-geral e Board Advisor da LPM, as Public Relations são “essenciais” no mundo atual, a todos os níveis e para todos os setores de atividade, seja na política, no futebol, na saúde, na distribuição, na arte, na educação, na cultura, entre outros. Catarina Vasconcelos acredita que só assim se consegue uma “verdadeira […] O conteúdo A Agência de Comunicação & RP do Ano é… a LPM aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.