Novos supercarros da Ferrari e Mercedes-AMG marcam a atualidade automóvel



A Ferrari apresentou o 296 Speciale, uma versão mais apurada do 296 GTB, concebida para ser o modelo mais divertido da marca em circuito sem esquecer a estrada.
Equipado com um motor V6 híbrido que debita uma potência máxima combinada de 880 cv, este supercarro acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e iguala o tempo do SF90 Stradale na pista de Fiorano, com 1 minuto e 19 segundos.
Apesar do preço base de 528 mil euros em Portugal, toda a produção prevista já se encontra vendida, sublinhando a exclusividade do modelo.
Olhando para o futuro, a Mercedes-AMG prepara uma ofensiva no segmento dos supercarros elétricos com a versão de produção do Concept AMG GT XX, previsto para 2026. Este modelo, sucessor do AMG GT 4 portas, visa competir diretamente com o Porsche Taycan, utilizando uma nova plataforma (AMG.EA) e motores elétricos de fluxo axial que poderão entregar mais de 1000 cv.
A tecnologia, em parte derivada da Fórmula 1, promete um desempenho excecional e carregamentos ultrarrápidos, posicionando a marca alemã na vanguarda da eletrificação de alta performance.
O fascínio pelos supercarros não se limita às novidades.
Modelos clássicos continuam a captar a atenção, como o Ford RS200 Evolution, um ícone dos ralis descrito como um verdadeiro "monstro de estrada".
Com mais de 350 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, proporcionava uma experiência de condução pura e focada na competição. No mundo dos clássicos de luxo, um raro Jaguar XK140 de 1954, um de apenas quatro exemplares com uma carroçaria coupé em alumínio da Carrozzeria Ghia, foi recentemente vendido em leilão por 143.750 euros, demonstrando o valor duradouro do design e da exclusividade.















