
Festival Iminente regressa em 2026 para celebrar 10 anos



O Festival Iminente regressa em 2026 para celebrar o seu 10.º aniversário, assinalando uma década de intervenção artística e ativação cultural de espaços com história. Após uma pausa em 2025, o evento está agendado para os dias 17 a 20 de setembro de 2026 e terá como palco um novo local na zona oriental de Lisboa: a antiga Escola Industrial Afonso Domingues, em Marvila.
Este espaço, que se encontra fechado há 15 anos, será a casa do festival durante dois anos, acolhendo também a edição de 2027.
A escolha do local está alinhada com uma das principais missões do Iminente: ocupar espaços urbanos em desuso e devolvê-los à cidade como palcos de criação e encontro.
A escola foi oficialmente extinta em 2010, no âmbito do projeto da Terceira Travessia sobre o Tejo.
Inaugurada em 1956, a instituição contou com alunos notáveis como o escritor José Saramago, o antigo líder do PCP Jerónimo de Sousa e o treinador de futebol Fernando Santos.
A organização pretende reabrir simbolicamente o espaço, transformando-o num lugar de cultura viva e participação cívica.
Este caráter itinerante tem sido uma marca do festival, que desde a sua primeira edição em 2016, no Jardim Municipal de Oeiras, já passou por locais como o Panorâmico de Monsanto, a Matinha, a Praça do Comércio e os jardins do Palácio Pimenta. As comemorações da décima edição terão início já este mês com um evento gratuito na Praça do Carvão – MAAT Central, onde serão apresentados os resultados do projeto ‘Bairros: Workshops Artísticos Comunitários Iminente’, com um programa que inclui oficinas, exposições, música e performances.
O cartaz e o início da venda de bilhetes para a edição de 2026 serão anunciados brevemente.
Artigos
9








Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico