Memória e Fogo: Festival Literário Traz Voz do Genocídio do Ruanda a Territórios Marcados por Incêndios



O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, organizado pela Arte-Via Cooperativa, sediada na Lousã, irá dedicar a sua edição de 2026 ao tema dos genocídios. O evento, que decorrerá entre 7 e 10 de maio, contará com a participação da escritora Scholastique Mukasonga, sobrevivente dos massacres no Ruanda na década de 1990 e atualmente a viver em França.
A sua obra e testemunho sobre o genocídio fazem dela a figura central do festival.
A programação do evento ainda se encontra em fase de construção, mas a presença de Mukasonga como cabeça de cartaz já está confirmada. O festival irá percorrer os concelhos de Arganil, Coimbra, Condeixa, Góis e Lousã, territórios que foram afetados por incêndios, mantendo o seu objetivo de “levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis”.
A escolha destes locais cria um paralelo simbólico entre a devastação dos fogos e o tema do genocídio, sublinhando a importância da memória e da resiliência.
Artigos
5Cultura e Entretenimento
Ver mais
Depois de três concertos “secretos”, eis que chega a última etapa do ciclo Porto Sounds Secret, promovido pela Ágora ao longo de 2025. O encerramento vai acontecer no Círculo Universitário do Porto, no dia 23 de novembro, domingo, pelas 18h. A entrada no evento é livre, limitada à capacidade do espaço. Recorde-se que as primeiras […] O conteúdo Há um concerto “secreto” a caminho do Porto que acabou de ser revelado aparece primeiro em Viva Porto.

Ex-militar e ex-concorrente de reality shows deixou mensagem pública após anúncio do novo formato

Rosalía voltou a romper fronteiras com "Lux", o disco mais ambicioso da sua carreira. Do árabe ao português, a artista mistura línguas e culturas

O certame, que decorre de 11 a 16 de novembro, reúne cerca de 70 expositores e celebra o vinho novo, a cultura e a identidade alentejana.







