
Festival Nacional de Gastronomia em Santarém



O 44.º Festival Nacional de Gastronomia abriu portas na Casa do Campino, em Santarém, e decorre até 26 de outubro. A inauguração oficial, que teve lugar a 16 de outubro, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), José Santos. João Teixeira Leite destacou que o festival é uma celebração da cultura, das tradições e da inovação, convidando todos a visitar a cidade.
José Manuel Santos, presidente da ERTAR, descreveu o evento como “o pai dos festivais gastronómicos em Portugal” e “um farol que ilumina a identidade gastronómica portuguesa”.
Salientou que o festival não é apenas uma mostra de sabores, mas um espaço de partilha cultural que une produtores, cozinheiros e visitantes.
Segundo o responsável, o evento tem sido fundamental para o desenvolvimento do turismo gastronómico, inspirando novos projetos empresariais e reforçando o orgulho ribatejano, com um impacto económico e social significativo para a região.
O futuro do festival passa pela sua internacionalização, um objetivo defendido por José Manuel Santos.
O plano é projetar o evento para além-fronteiras, começando pelo mercado ibérico, com um foco especial na região espanhola da Estremadura, devido às afinidades culturais.
A enogastronomia é vista como o produto mais poderoso para afirmar o Ribatejo no exterior, transformando a tradição e qualidade locais numa narrativa turística eficaz para atrair novos públicos.
Durante os 11 dias, a programação do festival inclui uma vasta gama de atividades, como *showcookings*, tertúlias gastronómicas, provas de vinhos e azeites, e animação cultural.
Um dos destaques da cerimónia de abertura foi a entrega do Prémio Armando Fernandes, que este ano distinguiu o Chef Nuno Diniz pelo seu contributo para a valorização da gastronomia portuguesa.
Artigos
8







Lifestyle
Ver mais
Sabia que quem vê a idade como sinónimo de crescimento, aprendizagem e contribuição tende a viver 7,5 anos a mais do que quem internaliza estereótipos negativos?

Vários andares em 30 segundos, um aquário ambulante ou museus submersivos. Os elevadores mais incríveis do mundo escondem maravilhas. A experiência de andar num elevador não precisa de ser apenas uma viagem necessário, em que se clica um botão para chegar a outro piso. Pode ser uma experiência culturas, de aventura ou até mesmo uma memória inesquecível. Nisso, estes elevadores que nos mostra a CNN são peritos. Elevador Bailong Este elevador na China é um dos mais incríveis do mundo: cabines de elevador de vidro sobem quase 325 metros por um penhasco íngreme, literalmente no meio da natureza. É só

“Lobos do Mar” é a nova série de reportagens para ver no Jornal Nacional.

Uma viagem de sabores e experiências entre Alvor e Tavira para começar o outono da melhor forma é a sugestão do primeiro Boa Cama Boa Mesa da segunda temporada deste ano.