
FIFA Aumenta Fundo para Clubes no Mundial 2026



A Federação Internacional de Futebol (FIFA) vai distribuir um total de 300 milhões de euros (aproximadamente 355 milhões de dólares) aos clubes no âmbito do seu Programa de Benefícios para Clubes (PCB) para o Campeonato do Mundo de 2026. Este valor representa um aumento de cerca de 70% em relação à edição de 2022, no Qatar, onde foram distribuídos perto de 174 milhões de euros por 440 clubes de 51 federações. A principal novidade desta medida, resultante de um acordo com a Associação Europeia de Clubes, é o alargamento da compensação. Pela primeira vez, todos os clubes que cederem jogadores para as fases de qualificação do Mundial serão compensados financeiramente, independentemente de a seleção do atleta se qualificar ou não para a fase final do torneio. Anteriormente, o pagamento destinava-se apenas aos clubes cujos jogadores participavam na fase final da competição.
Segundo a FIFA, esta nova abordagem visa aumentar a solidariedade e promover uma redistribuição de fundos mais justa e inclusiva no futebol de clubes a nível mundial.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que a edição reforçada do programa reconhece o contributo que tantos clubes e os seus jogadores dão para a realização tanto das fases de qualificação como do torneio final. O Mundial de 2026, que decorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho, contará com um número recorde de 48 seleções, em vez das habituais 32. Este alargamento resultará num aumento do número de jogos de 64 para 104.
Artigos
16















Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.