menulogo
Notícias Agora
user
Close

FIFA Aumenta Fundo para Clubes no Mundial 2026

A FIFA anunciou um aumento substancial no fundo destinado a compensar os clubes pela cedência de jogadores para o Mundial de 2026, introduzindo uma alteração significativa que beneficiará mais equipas a nível global.
News ImageNews ImageNews Image

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) vai distribuir um total de 300 milhões de euros (aproximadamente 355 milhões de dólares) aos clubes no âmbito do seu Programa de Benefícios para Clubes (PCB) para o Campeonato do Mundo de 2026. Este valor representa um aumento de cerca de 70% em relação à edição de 2022, no Qatar, onde foram distribuídos perto de 174 milhões de euros por 440 clubes de 51 federações. A principal novidade desta medida, resultante de um acordo com a Associação Europeia de Clubes, é o alargamento da compensação. Pela primeira vez, todos os clubes que cederem jogadores para as fases de qualificação do Mundial serão compensados financeiramente, independentemente de a seleção do atleta se qualificar ou não para a fase final do torneio. Anteriormente, o pagamento destinava-se apenas aos clubes cujos jogadores participavam na fase final da competição.

Segundo a FIFA, esta nova abordagem visa aumentar a solidariedade e promover uma redistribuição de fundos mais justa e inclusiva no futebol de clubes a nível mundial.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que a edição reforçada do programa reconhece o contributo que tantos clubes e os seus jogadores dão para a realização tanto das fases de qualificação como do torneio final. O Mundial de 2026, que decorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho, contará com um número recorde de 48 seleções, em vez das habituais 32. Este alargamento resultará num aumento do número de jogos de 64 para 104.

Artigos

16

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa