Filipinas em Alerta Máximo: Supertufão Fung-wong Ameaça Nação Ainda a Lidar com Rasto de Destruição



A tempestade tropical Fung-wong, conhecida localmente como Uwan, intensificou-se para a categoria de supertufão ao aproximar-se das Filipinas, que ainda recuperavam do recente e mortífero tufão Kalmaegi. Com um diâmetro que abrange quase todo o arquipélago, o Fung-wong desloca-se para oeste com ventos sustentados de 185 km/h e rajadas que podem atingir os 230 km/h.
A agência meteorológica local, PAGASA, emitiu o alerta máximo, de nível 5, para o sudeste de Luzon e o norte das Filipinas, enquanto a região da capital, Manila, está sob alerta de nível 3. As autoridades preveem que o supertufão, que deverá atingir a província de Aurora, traga chuvas torrenciais, com precipitações superiores a 200 milímetros, ventos destrutivos e fortes ondas de tempestade, capazes de causar inundações generalizadas. Como medida de precaução, mais de 100 mil pessoas foram retiradas das suas casas. Foram cancelados mais de 300 voos domésticos e internacionais e já se registavam cortes de energia em partes das ilhas Visayas. Em províncias como Aurora, as equipas de socorro realizaram operações porta a porta para instar os residentes a procurarem abrigo em locais elevados, enquanto na ilha de Catanduanes, os habitantes amarraram as suas casas com cordas para resistir ao vento.
A chegada iminente do Fung-wong obrigou à suspensão das operações de socorro em Cebu, a província mais afetada pelo tufão Kalmaegi, que na semana anterior causou pelo menos 204 mortos e 109 desaparecidos no país. Cerca de 70% das vítimas do Kalmaegi, considerado o tufão mais mortal do ano até à data, registaram-se em Cebu.
Anualmente, as Filipinas são atingidas por cerca de 20 tempestades e tufões, com os cientistas a alertarem que o aquecimento global torna estes fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e destrutivos.
Artigos
10Mundo
Ver mais
Enquanto aguarda a decisão em casa, Sarkozy está proibido de abandonar o país e não pode contactar o antigo ministro da Justiça, Gérald Darmanin.

Ghislaine Maxwell estará a planear pedir a Trump para que a sua sentença de 20 anos de prisão seja comutada. Foi ainda denunciado que a ex-parceira de Epstein, condenada por tráfico sexual, terá tratamento privilegiado na prisão.

Um grupo curdo na Alemanha apresentou uma queixa contra o presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade, disseram hoje os procuradores alemães.

É a primeira vez que um bispo em funções é investigado por crimes de pedofilia em Espanha. Abusos terão decorrido ao longo de sete anos.









