menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Filipinas em Alerta Máximo: Supertufão Fung-wong Ameaça Nação Ainda a Lidar com Rasto de Destruição

As Filipinas preparam-se para o impacto do supertufão Fung-wong, que se aproxima com ventos devastadores, poucos dias após a passagem do tufão Kalmaegi ter deixado um rasto de mais de 200 mortos.
News ImageNews ImageNews Image

A tempestade tropical Fung-wong, conhecida localmente como Uwan, intensificou-se para a categoria de supertufão ao aproximar-se das Filipinas, que ainda recuperavam do recente e mortífero tufão Kalmaegi. Com um diâmetro que abrange quase todo o arquipélago, o Fung-wong desloca-se para oeste com ventos sustentados de 185 km/h e rajadas que podem atingir os 230 km/h.

A agência meteorológica local, PAGASA, emitiu o alerta máximo, de nível 5, para o sudeste de Luzon e o norte das Filipinas, enquanto a região da capital, Manila, está sob alerta de nível 3. As autoridades preveem que o supertufão, que deverá atingir a província de Aurora, traga chuvas torrenciais, com precipitações superiores a 200 milímetros, ventos destrutivos e fortes ondas de tempestade, capazes de causar inundações generalizadas. Como medida de precaução, mais de 100 mil pessoas foram retiradas das suas casas. Foram cancelados mais de 300 voos domésticos e internacionais e já se registavam cortes de energia em partes das ilhas Visayas. Em províncias como Aurora, as equipas de socorro realizaram operações porta a porta para instar os residentes a procurarem abrigo em locais elevados, enquanto na ilha de Catanduanes, os habitantes amarraram as suas casas com cordas para resistir ao vento.

A chegada iminente do Fung-wong obrigou à suspensão das operações de socorro em Cebu, a província mais afetada pelo tufão Kalmaegi, que na semana anterior causou pelo menos 204 mortos e 109 desaparecidos no país. Cerca de 70% das vítimas do Kalmaegi, considerado o tufão mais mortal do ano até à data, registaram-se em Cebu.

Anualmente, as Filipinas são atingidas por cerca de 20 tempestades e tufões, com os cientistas a alertarem que o aquecimento global torna estes fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e destrutivos.

Artigos

10
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones