menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Filme polaco vence Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

O documentário polaco “The Town That Drove Away” foi o grande vencedor da 31ª edição do CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu em Seia e premiou obras focadas nas consequências da intervenção humana no planeta.
News ImageNews ImageNews Image

Realizado por Grzegorz Piekarski e Natalia Pietsch, o filme polaco “The Town That Drove Away” conquistou o Grande Prémio Ambiente, a mais alta distinção do festival.

A obra retrata a deslocação forçada dos habitantes da aldeia histórica de Hasankeyf, no Curdistão turco, que ficou submersa devido à construção de um mega-projeto hidroelétrico.

O júri destacou o seu forte impacto visual e humano.

A 31ª edição do CineEco, que decorreu entre 10 e 18 de outubro em Seia, mobilizou mais de 3.760 espectadores, incluindo cerca de 1.650 alunos de escolas de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Gouveia. O evento contou com a exibição de mais de 80 filmes de 31 países e a presença de 59 realizadores, produtores e atores. Na competição de longas-metragens em língua portuguesa, o Prémio Camacho Costa foi atribuído ao filme brasileiro “Enquanto o Céu Não Me Espera”, de Christiane Garcia, sobre a luta de um agricultor na Amazónia. O Prémio Antropologia Ambiental foi entregue a “Katwe” (Uganda/Suécia), de Nima Shirali, que foca uma comunidade esquecida junto a uma fábrica de sal abandonada.

Outros prémios relevantes incluíram o de melhor curta-metragem internacional para o thriller britânico “Plastic Surgery”, sobre a poluição por microplásticos, e o de melhor curta em língua portuguesa para “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade.

A região da Serra da Estrela foi também distinguida com o Prémio Panorama Regional, atribuído a “O Último Pastor de Sabugueiro”, da realizadora Laurène da Palma Cavaco, que acompanha a vida de um jovem pastor na serra.

Foram ainda atribuídos prémios como o de Educação Ambiental a “Vânia e Valéria” (Brasil) e o Prémio Juventude a “A New Kind of Wilderness” (Noruega).

Organizado pelo Município de Seia, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e apoio do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e da DGArtes, o festival incluiu ainda debates, oficinas e outras atividades, prosseguindo agora em itinerância nacional e internacional para promover a sensibilização ecológica.

Artigos

10