
Filmes Portugueses Candidatos aos Prémios da Academia Europeia de Cinema



Quatro filmes de realizadores portugueses são candidatos a uma nomeação para os prémios da Academia Europeia de Cinema, que serão entregues a 17 de janeiro em Berlim. A lista de finalistas, revelada pela academia, abrange produções europeias de longa e curta-metragem, em ficção, documentário e animação. Na categoria de longas-metragens de ficção, Portugal apresenta "O Riso e a Faca", de Pedro Pinho, e "On Falling", de Laura Carreira. "O Riso e a Faca", que conta com Sérgio Coragem, Cléo Diára e Jonathan Guilherme, estreou no Festival de Cinema de Cannes, onde a atriz Cléo Diára recebeu um prémio de representação. "On Falling" é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, foi rodada na Escócia e é protagonizada por Joana Santos no papel de Aurora, uma jovem emigrante portuguesa. Para o prémio Vimeo de Melhor Curta-Metragem, são candidatos os filmes "Sol Menor", de André Silva Santos, e "La Durmiente", de Maria Inês Gonçalves. "Sol Menor", que já está qualificado para o processo de seleção dos Óscares de 2026 após ser distinguido no festival Curtas Vila do Conde, foca-se num professor de música em luto. "La Durmiente", filmado em Espanha, aborda a história da figura histórica Beatriz de Portugal através da perspetiva de um grupo de crianças.
Adicionalmente, duas coproduções minoritárias portuguesas estão na corrida: "Era uma vez em Gaza", dos realizadores palestinianos Tarzan e Arab Nasser, e "Tardes de Solidão", do espanhol Albert Serra.
Os nomeados para as diversas categorias, que incluem Melhor Filme, Realização e Ator/Atriz, serão anunciados de forma faseada nos dias 31 de outubro, 18 e 26 de novembro.
Artigos
9








Cultura e Entretenimento
Ver mais
O Louvre é um dos museus mais protegidos do mundo, mas este roubo acabou por expôr algumas vulnerabilidades.

Acabou de chegar mais uma semana cheia de novidades nas maiores plataformas de streaming de Portugal!


Passados 25 anos da sua estreia em concerto, o Remix Ensemble é visto pelos protagonistas da música contemporânea como um “património da música portuguesa e europeia”.