
O momento em que barco com bandeira portuguesa da flotilha humanitária é atingido por drone



Um dos principais navios da Flotilha Global Sumud, com destino a Gaza, foi alvo de um ataque com um drone enquanto se encontrava no porto de Tunes, na Tunísia.
A embarcação, conhecida como 'Family Boat' e que navegava sob bandeira portuguesa, transportava membros do comité diretivo da organização e nela viajavam os participantes portugueses: a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício.
O ataque provocou um incêndio a bordo, que foi prontamente extinto pela tripulação, não resultando em feridos.
Apesar do incidente, os danos foram classificados como "superficiais" e a organização confirmou que o navio está em condições de prosseguir viagem. A Flotilha Global Sumud, que partiu de Barcelona e pretendia fazer uma paragem na Tunísia para reparações e recolha de mais ajuda, reafirmou que "atos de agressão" não irão dissuadir a sua "missão pacífica de quebrar o cerco a Gaza".
O ataque foi também denunciado pela relatora especial da ONU para a Cisjordânia e Gaza, Francesca Albanese, que apelou à proteção urgente das restantes embarcações.
Em Tunes, centenas de pessoas manifestaram a sua solidariedade no porto.
A Comissão Europeia, através da porta-voz Eva Hrncirova, declarou que desencoraja este tipo de iniciativas por considerar que podem "contribuir para escalar a situação" e colocar os participantes em risco. No entanto, a mesma porta-voz sublinhou que esta posição não justifica ataques como o ocorrido.
A UE defende que a melhor forma de distribuir ajuda humanitária é através dos seus parceiros no terreno e mantendo canais de comunicação abertos com as autoridades israelitas. Esta missão humanitária decorre no contexto da ofensiva israelita na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 64.600 mortos, segundo os artigos. A ofensiva foi uma resposta ao ataque do Hamas em Israel a 7 de outubro de 2023. A ONU declarou em agosto uma situação de fome no norte de Gaza.
Artigos
63






























































Mundo
Ver mais
Metsola pede a Von der Leyen medidas para habitação e não anúncios de Natal
A presidente do Parlamento Europeu pediu hoje à líder da Comissão Europeia regras mais simples, medidas para habitação e segurança e "honestidade" em vez de uma "lista de Natal" no discurso sobre o Estado da União de quarta-feira.

Ministro vetado em Espanha sugere entrada livre "aos de Gaza"
O ministro da Segurança israelita, Itamar Ben Gvir, respondeu hoje à proibição de entrada em Espanha com um desafio ao primeiro-ministro Pedro Sánchez para que aceite a "entrada livre" dos de Gaza no país.

Kaja Kallas pede aos estados-membros que apoiem esforços por Gaza
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, reconheceu hoje que os esforços para terminar o conflito em Gaza são insuficientes e há que fazer mais, apelando aos estados-membros que apoiem os esforços.

Angola com "cenário alarmante" de violação dos direitos humanos
Angola registou um "cenário alarmante" de prisões arbitrárias, repressão de manifestações pacíficas, violência física e psicológica contra cidadãos e ativistas indefesos e expropriação de bens nos primeiros três meses de 2025, segundo um relatório de várias organizações.