menulogo
Notícias Agora
user
Close

Foco de Legionella em Lar de Idosos de Lagos Erradicado

Um lar de idosos em Lagos retomou o seu funcionamento normal após a deteção e erradicação de um foco da bactéria Legionella, que não causou qualquer caso de infeção entre utentes ou funcionários.
News ImageNews ImageNews Image

O Lar de São João Batista, situado em Barão de São João, no concelho de Lagos, voltou à normalidade esta sexta-feira, após a confirmação da erradicação de um foco da bactéria “Legionella spp”. A presença do microrganismo foi identificada no passado dia 11, no decorrer de uma ação do programa de vigilância sanitária da Unidade Local de Saúde Pública, não tendo sido registado qualquer caso de infeção entre os utentes ou trabalhadores da instituição. Segundo Paulo Nisa, diretor-delegado da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, entidade que gere o lar, a instituição recebeu na sexta-feira os resultados das análises que confirmaram a eliminação da bactéria.

Após a deteção inicial, foram imediatamente implementadas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, que incluíram o encerramento dos chuveiros das instalações.

Para assegurar a higiene dos utentes, estes foram temporariamente encaminhados para outra instituição da Misericórdia.

O Lar de São João Batista acolhe um total de 39 utentes em regime de internato e seis em Centro de Dia. As ações de controlo consistiram numa desinfeção química criteriosa da rede de água quente sanitária, que, de acordo com o responsável, resultou numa “erradicação inequívoca” de qualquer contaminação microbiológica.

A rápida atuação permitiu resolver a situação sem consequências para a saúde da comunidade do lar.

A doença dos legionários, provocada pela bactéria “Legionella pneumophila”, contrai-se através da inalação de aerossóis de água contaminada e pode causar infeções respiratórias graves, sendo particularmente perigosa para pessoas com sistemas imunitários fragilizados.

Artigos

6