
Fogo do Douro Internacional é uma catástrofe natural e ambiental



Durante uma visita ao miradouro do Carrascalinho, em Freixo de Espada à Cinta, a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, descreveu o incêndio que começou a 15 de agosto como uma “catástrofe ambiental e paisagística”. O fogo, que deflagrou em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, consumiu mais de cinco mil hectares dentro do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e alastrou-se aos concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo e Mogadouro. Dados provisórios da GNR apontam para um total de cerca de 12 mil hectares ardidos, enquanto o Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SIGF) registava 11.697 hectares até 24 de agosto. A destruição afetou pastagens, culturas como olival, amendoal, vinha e laranjal, além de floresta e colmeias.
Cerca de 400 operacionais combateram as chamas, mas a ausência de meios aéreos devido às condições climatéricas foi notada.
O Ministério do Ambiente, através do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), já iniciou intervenções de urgência para evitar derrocadas e a contaminação das águas pelas cinzas. Estão também em curso ajudas para a reposição do potencial produtivo agrícola, tuteladas pelos Ministérios da Economia e da Agricultura.
A ministra salientou a preocupação com a reposição de todo o ecossistema, incluindo fauna e flora.
O plano de restauro ambiental focará a diminuição do risco de futuros incêndios, baseando-se em lições aprendidas e nas melhores práticas científicas, como a plantação de espécies arbóreas mais resilientes e resistentes ao fogo, à semelhança do que existe nos Parques Naturais do Alvão e Peneda-Gerês. Foi ainda destacado o impacto em projetos de conservação da avifauna, como o programa ibérico “LIFE Aegypius Return”, para a salvaguarda do abutre-preto, que sofreu prejuízos superiores a 30 mil euros com a destruição de ninhos e outras estruturas. Maria da Graça Carvalho garantiu que tudo será feito para repor o projeto e alertou que serão necessários vários anos para a recuperação total do ecossistema.
Existem ajudas diretas regulamentadas para as áreas protegidas afetadas.
Artigos
8







Política
Ver mais
Ministro elogia plano de Suzana Garcia para erradicar barracas na Amadora
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, enalteceu hoje o plano da candidata do PSD à Câmara da Amadora, Suzana Garcia, para erradicar todas as barracas do concelho até 2030, meta que prevê 3.400 realojamentos.

Convenção Autárquica Nacional marca rentrée do PS com Medina entre oradores
A Convenção Autárquica Nacional do PS, a rentrée socialista deste ano, realiza-se sábado em Coimbra e conta com intervenções de Fernando Medina, Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão ou Manuel Pizarro, sendo encerrada pelo líder do partido, José Luís Carneiro.

Sindicato vai impugnar despedimento de técnicos do INEM durante formação
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) vai impugnar o despedimento de seis formandos do INEM fora do prazo legal, após o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ter recusado uma providência cautelar para exigir a sua readmissão.

Nove ex-diretores de agência de saúde dos EUA acusam Kennedy de “pôr em perigo” cidadãos
Nove ex-diretores do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos acusaram hoje o secretário da Saúde, Robert Kennedy Jr., de “pôr em perigo a saúde de todos os norte-americanos” com despedimentos.