Cinema Português em Destaque: Da Fantasia Rural à Memória Coletiva, Filmes Nacionais Conquistam Ecrãs



O cinema português recente celebra marcos importantes tanto a nível nacional como internacional, com as estreias de “O Velho e a Espada”, de Fábio Powers, e “Fogo do Vento”, de Marta Mateus. “O Velho e a Espada” teve a sua estreia nacional a 23 de outubro, em Portimão.
O filme é descrito como um “insólito e divertido camp film à portuguesa”, que mistura comédia e fantasia, homenageando o cinema B e o universo tokusatsu japonês.
A sua sinopse apresenta um herói improvável, um reformado da construção civil que, com uma garrafa de vinho e uma espada possuída, luta contra uma força maléfica nas florestas da Beira Baixa.
A produção já obteve um assinalável reconhecimento internacional, com mais de 30 prémios arrecadados em mais de 100 festivais desde a sua estreia no Fantasia International Film Festival.
O seu universo está também a ser expandido para uma banda desenhada e um jogo.
Paralelamente, a primeira longa-metragem de Marta Mateus, “Fogo do Vento”, estreia-se nos Estados Unidos, no Anthology Film Archives em Nova Iorque, com a presença da realizadora.
Esta obra, uma coprodução entre Portugal, Suíça e França, aprofunda as histórias de uma comunidade alentejana, convocando a memória de gerações anteriores, desde a resistência à ditadura salazarista até ao presente.
O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno e já foi premiado em diversos certames internacionais, como em Atenas, Gijón e Coimbra. Apesar do sucesso no estrangeiro, a obra ainda não teve estreia comercial em Portugal.
O reconhecimento do trabalho de Marta Mateus nos EUA estende-se ao circuito académico, com convites para apresentar os seus filmes em universidades de renome como Harvard, Yale, Princeton, Stanford e Berkeley.
O Harvard Film Archive dedica-lhe, inclusive, um ciclo intitulado “A Terra!
The Cinema of Marta Mateus”.
Artigos
5Cultura e Entretenimento
Ver mais
Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval […] O conteúdo Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval aparece primeiro em Sempre à Mão.

A Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, acolhe a exposição “TZIMTZUM: o jogo da vontade”, de 15 de novembro a 17 de janeiro de 2026. A apresentação é da autoria conjunta dos artistas David Bastos e José Jesus e encerra a 5.ª edição do PAA – Programa de Apoio às Artes do Município de Loulé. A mostra, […]

Animadores da estação do CM vão estar nas zonas do Saldanha (Lisboa) e na Boavista (Porto).

SIC prepara um documentário-ficção sobre a vida de Sara Norte. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: SIC aposta na história de Sara Norte e prepara documentário sobre a vida da atriz







