
Fogo torna difícil futuro de aldeia do Fundão que ganhou nova vida com a cereja



A Enxabarda, uma aldeia com cerca de 200 habitantes na Serra da Gardunha, viu a sua principal fonte de rendimento ser severamente afetada por um incêndio que deflagrou em Arganil e atingiu a localidade a 19 de agosto. Há mais de 20 anos, muitos dos seus residentes trocaram outros empregos pela produção de cereja, convertendo mato em pomares produtivos que revitalizaram a economia local. Agora, com dezenas de hectares de cerejais ardidos, o desânimo e a apreensão dominam a comunidade.
Os testemunhos dos agricultores espelham a dimensão da tragédia.
Sara Martins, de 42 anos, que seguiu os passos da mãe, viu a sua família perder entre sete a oito hectares de pomares, além de outros oito hectares de árvores jovens que ainda não produziam. Para além da perda direta, Sara alerta para os danos colaterais nas árvores que sobreviveram, como os gomos florais queimados, o que compromete a colheita do próximo ano, e o risco aumentado de pragas devido à perda de polinizadores.
A produtora lamenta ainda a falta de planeamento e gestão florestal que poderiam ter mitigado o avanço das chamas.
O sentimento de perda é partilhado por outros produtores. Gabriel Martins, de 58 anos, perdeu 40% da sua produção de mirtilos e entre quatro a cinco dos seus 15 hectares de cerejais, antecipando "seis anos difíceis" até que novas árvores deem fruto. José Pereira, com mais de metade dos pomares destruídos, confessa não ter vontade de recomeçar, embora se sinta obrigado a fazê-lo pela sua família. Patrique Martins, que perdeu três dos seus 40 hectares, considera-se dos "mais afortunados", mas está demasiado desmotivado para iniciar o levantamento dos prejuízos.
A cereja "deu a alma à Enxabarda", como refere o produtor Luís Ribeiro.
Agora, entre a dor da perda e a incerteza, os agricultores enfrentam a difícil decisão de avaliar se vale a pena recomeçar a partir das cinzas.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Acidente rodoviário em Talhadas mobiliza bombeiros e meios de socorro
Ao final da tarde deste domingo ocorreu um acidente rodoviário na Estrada Nacional 333, em Talhadas, concelho de Sever do Vouga, envolvendo duas viaturas ligeiras. De acordo com informação dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, para o local foram mobilizados vários meios de socorro: a viatura de combate a incêndios urbanos e industriais (VUCI […]

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira
O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves. Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Comando Territorial de Leiria da GNR tem novo responsável
O coronel Brito Sousa é o novo responsável do Comando Territorial de Leiria da GNR, que integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda três Destacamentos Territoriais, designadamente Pombal, Leiria e Caldas da Rainha, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 24.

OMS defende CDC norte-americano após demissão de diretora
Diretor-geral da OMS elogia trabalho "inestimável" dos CDC, numa defesa clara da agência após a demissão da sua diretora e dos recentes cortes na política de vacinação