Adeus, Tempestade Cláudia: Portugal Troca a Chuva por Sol e Frio Intenso



A depressão Cláudia, que durante vários dias trouxe chuva intensa, trovoada e ventos fortes a Portugal, causando estragos, feridos e três vítimas mortais, chega ao fim.
A partir desta segunda-feira, 17 de novembro, o estado do tempo começa a melhorar, embora ainda com previsão de precipitação em grande parte do território, que diminuirá ao longo do dia. A estabilidade meteorológica, com céu pouco nublado ou limpo, deverá instalar-se a partir de terça-feira.
Apesar da bonança e do regresso do sol, a semana será marcada por uma descida significativa e abrupta das temperaturas em todo o país, especialmente as mínimas.
Prevê-se a formação de geada no interior e um arrefecimento noturno acentuado.
Em Bragança, as temperaturas serão negativas, podendo atingir os -3 °C de mínima na sexta-feira, com a máxima a não ultrapassar os 9 °C. Na região do Minho, Braga também poderá registar -1 °C na sexta-feira, com as máximas a descerem dos 20 °C no início da semana para 13 °C.
O IPMA prevê ainda a possibilidade de queda de neve nas terras altas do Minho no próximo fim de semana. Nas principais cidades, a tendência de arrefecimento é semelhante.
Em Lisboa, as temperaturas, que no início da semana oscilam entre 12 °C e 17 °C, descerão para valores entre os 6 °C e os 13 °C no final da semana.
No Porto, a variação será de 10 °C a 19 °C na segunda-feira para 3 °C a 13 °C na sexta-feira.
Mesmo no Algarve, em Faro, onde as máximas podem ultrapassar os 20 °C nos primeiros dias, as mínimas chegarão aos 6 °C. No Alentejo, as mínimas rondarão os 3 °C.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo seco deverá manter-se até ao final da semana.
O regresso da chuva está previsto para o fim de semana, a partir de sábado ou domingo.















