Polícia com 'Bodycams' em 2026: Governo Supera Entraves e Reforça Videovigilância



A Ministra da Administração Interna anunciou na passada quinta-feira, 6 de novembro, que as forças policiais em Portugal vão poder utilizar câmaras corporais ('bodycams') integradas nas suas fardas a partir de 2026.
A confirmação governamental marca o avanço de uma medida longamente discutida.
O processo para equipar as forças de segurança com esta tecnologia não é recente.
A sua origem remonta ao Governo de António Costa, mas a sua implementação foi interrompida por duas vezes devido a entraves de natureza legal. De acordo com a ministra, esses obstáculos foram agora ultrapassados, permitindo que o plano prossiga para a fase de concretização.
Os detalhes sobre a natureza dos entraves legais não foram mencionados nos artigos.
Em paralelo com a aprovação do uso de 'bodycams', foi também autorizada a instalação de mais de 1.480 câmaras de videovigilância. A operacionalização destes sistemas de vigilância ficará a cargo das Câmaras Municipais, conforme informado pela ministra.
Artigos
5Atualidade
Ver mais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem em Ponte de Lima, suspeito do crime de maus-tratos a animais de companhia, após o resgate de vários cães que tinham sido atirados para um poço. A ação ocorreu na sequência de uma denúncia que alertava para ruídos provenientes do interior de um poço. No local, os […] O conteúdo Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou dois feridos na manhã desta terça-feira na Pedreira, em Felgueiras. O acidente deu-se pelas 08h31 na Rua 1° de Maio, naquela freguesia. Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras socorreram os feridos, com seis elementos e três viaturas. Foram transportados ao Hospital de Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros. pub. O conteúdo Colisão na Pedreira provoca dois feridos aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Os deputados do PSD, CDS-PP e Chega/Açores votaram hoje contra uma proposta do BE que defendia a audição de várias entidades sobre a externalização do serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

O Canadá perdeu o estatuto de país livre de sarampo após registar cerca de 5.100 casos no último ano, anunciaram as autoridades de saúde, que se debatem com crescente ceticismo em relação à vacinação.







