Ford reavalia estratégia de eletrificação e firma parceria com a Renault



A Ford anunciou uma mudança significativa na sua estratégia de veículos elétricos (EV), citando perdas de 19 mil milhões e a falta de rentabilidade. O CEO da gigante norte-americana afirmou que “não fazia sentido continuar a investir milhares de milhões em produtos que sabíamos que não iriam gerar lucros”, sinalizando um recuo nos planos de produção de modelos totalmente elétricos.
Uma das decisões mais impactantes é o fim da produção da atual geração da pick-up elétrica Ford F-150 Lightning até ao final do ano. Este modelo tem sido fundamental para o crescimento das vendas de elétricos da marca nos Estados Unidos.
A próxima geração abandonará a motorização exclusivamente elétrica para adotar uma tecnologia de autonomia alargada (EREV). Segundo Doug Field, diretor da Ford, o novo modelo será “revolucionário”, combinando a condução elétrica com um gerador de alta potência que permitirá uma autonomia estimada superior a 1.120 km, facilitando o reboque pesado e viagens longas. Atualmente, a F-150 Lightning oferece até 580 cv de potência e uma autonomia de cerca de 515 km. Paralelamente a este recuo, a Ford fortaleceu a sua posição através de uma nova parceria com o Grupo Renault.
O acordo prevê que o fabricante americano utilize a plataforma Ampere, desenvolvida pela construtora francesa, para construir dois novos modelos.
Esta colaboração indica que a Ford não abandona a eletrificação, mas procura caminhos alternativos e mais eficientes para o desenvolvimento de futuros veículos.












