Fórmula 1 de Volta a Portimão: O Regresso Oficial do Grande Prémio a Portugal em 2027 e 2028



A Fórmula 1 vai regressar a Portugal, com a realização de Grandes Prémios no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, nas temporadas de 2027 e 2028. O anúncio oficial será feito esta terça-feira, 16 de dezembro, numa conferência de imprensa agendada para as 9h00, que contará com a presença de Manuel Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial, e de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
A confirmação surge após o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter revelado a intenção do Governo em agosto, durante a Festa do Pontal, em Quarteira. Na altura, Montenegro afirmou que estava tudo pronto para formalizar o regresso da competição, reconhecendo o esforço financeiro necessário, mas sublinhando o retorno significativo, tanto financeiro como em termos de promoção do país.
Segundo o jornal A Bola, o investimento do Governo para garantir a prova rondará os 27 milhões de euros. Outra fonte refere que, em média, cada corrida pagou mais de 35 milhões de euros por um lugar no calendário, onde existiam apenas duas vagas para 2027.
Esta não será a primeira vez que o circuito algarvio acolhe a principal competição do automobilismo mundial.
A estreia ocorreu em 2020, em plena pandemia de Covid-19, numa corrida que contou com a presença limitada de 27.500 espetadores.
No ano seguinte, em 2021, a prova repetiu-se em Portimão, mas, devido aos constrangimentos sanitários da época, realizou-se à porta fechada, sem público nas bancadas.














