
Fotografias ilustram na Guarda a mudança democrática em Portugal e Espanha



A exposição “Ventos do povo: De revoluções e transições ibéricas (1974-1977)” será inaugurada a 7 de outubro no Arquivo Distrital da Guarda, onde permanecerá até dia 30 do mesmo mês. A mostra, que já esteve patente no Arquivo Distrital de Faro, reúne 70 imagens que documentam a mudança de regime em Portugal e Espanha, inserindo-se no programa cultural que celebra os 50 anos de democracia nos dois países ibéricos.
Com curadoria de Carla Baptista e Rafael R. Tranche, a exposição foca-se deliberadamente nas dinâmicas populares, excluindo figuras políticas para dar protagonismo aos cidadãos comuns.
Segundo a curadora Carla Baptista, o objetivo foi identificar imagens que permitissem estabelecer paralelos entre os acontecimentos nos dois lados da fronteira, destacando movimentos e eventos de raiz popular que foram fulcrais para a mudança social.
A investigação dos curadores revela tanto contrastes como semelhanças.
Em Portugal, as fotografias do 25 de Abril de 1974 transmitem um sentimento de “celebração, alegria e comemoração”. Em Espanha, o ponto de partida é a morte do ditador Francisco Franco, a 20 de novembro de 1975, um momento que despoletou uma transição progressiva e negociada, mas também marcada por forte repressão. As imagens espanholas retratam semblantes de “expectativa e perplexidade”.
Apesar das diferenças, existem pontos de contacto notáveis, como a cultura visual da época, com fotografias surpreendentemente semelhantes nos gestos, enquadramentos e posturas.
A “luta pela habitação” é outro tema comum que, segundo Baptista, permanece atual.
No campo dos costumes, a exposição evidencia que em Espanha surgiram de forma mais vibrante expressões de coletivos feministas e LGBT, enquanto em Portugal essa evolução foi mais lenta.
Organizada em cinco secções temáticas, a mostra conta com trabalhos de fotógrafos como Eduardo Gageiro, Colita, e muitos outros, que souberam captar a importância das reivindicações populares cujos efeitos, afirma a curadora, ainda perduram nas democracias atuais.
Artigos
4



Cultura e Entretenimento
Ver mais
Santini celebra 76 anos com sabor exclusivo e promoção especial no dia 28 de setembro
Para marcar a data, regressa também um sabor icónico: Marabunta de Morango. [Leia mais]

Nosso Shopping e Tetra Pak promovem exposição interativa sobre reciclagem
O Nosso Shopping, em Vila Real, vai acolher entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro a exposição interativa “Boa Embalagem, Boa Vida”, uma iniciativa educativa promovida em parceria com a Tetra Pak. [Leia mais]

Tribeca Festival Lisboa: todos os principais filmes e séries que se estreiam em Lisboa
A segunda edição deste festival de cinema, que se estreou em Lisboa no ano passado, traz à capital nomes de montra. Há ainda novos espaços no "mapa" do Tribeca.

"Se me interrompessem outra vez..." Santana Lopes relembra quando abandonou estúdio por causa de José Mourinho há 18 anos e deixa aviso
Agora comentador do NOW, o ex-primeiro-ministro recorda episódio histórico da televisão portuguesa por causa do regresso do treinador a Portugal