Investimento Estrangeiro Transforma Estrutura Acionista de Clubes Portugueses



A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através do seu relatório da transparência, confirmou alterações nas estruturas acionistas de várias Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) da I e II Liga entre as épocas 2024/25 e 2025/26.
O documento revela que, das 29 equipas dos campeonatos profissionais geridas por SAD, quatro registaram mudanças significativas nos seus detentores de capital social: Moreirense, Tondela, Alverca e Penafiel.
Na I Liga, a SAD do Moreirense, anteriormente detida maioritariamente pelo clube fundador (75%), passou a ser controlada pelo fundo Black Knight Football Club (70%), proprietário do Bournemouth da liga inglesa.
O clube fundador mantém agora apenas 10% e um acionista singular detém 20%.
A SAD do Tondela, que pertencia na totalidade ao clube, foi maioritariamente vendida ao grupo espanhol Elite Gestión y Administración, que agora detém 70% das ações.
O Alverca, recém-promovido, também viu a sua estrutura alterada, com a empresa Universo Big 7, sediada em Madrid e com ligações a investidores espanhóis e brasileiros ligados ao futebolista Vinicius Júnior, a assumir uma participação de 64%.
A venda desta participação, pelo empresário Ricardo Vicintin, atingiu um valor de até 10 milhões de euros.
Adicionalmente, o grupo norte-americano Globalon Football Holdings aumentou a sua participação na SAD do Estoril Praia de 84,5% para 92,3%. No que respeita à II Liga, a maioria do capital da SAD do Penafiel foi transferida da empresa Gradual Score para a espanhola Iberian Football Venture.
Por outro lado, clubes como Sporting, Benfica, FC Porto e Sporting de Braga, entre outros, não apresentaram alterações nas suas estruturas acionistas.
O relatório da FPF ainda não detalha a venda de 80% das ações do Desportivo de Chaves a um grupo mexicano, operação oficializada em setembro de 2025. O documento refere ainda a existência de 33 SAD a gerir equipas na Liga 3 e nos escalões inferiores.
Artigos
4Desporto
Ver mais


Foi com dois atletas da ADCR Caxinas e Poça da Barca que Portugal empatou a dois golos, no dia 28 de outubro, coma seleção espanhola de futsal, no escalão sub-19. […] O conteúdo Atletas do Caxinas no empate entre Portugal e Espanha aparece primeiro em JVC.

Próximo adversário do Benfica na Taça de Portugal, o Atlético Clube de Portugal, veio a público desculpar-se depois de ter usado a ironia para brincar com o empate de domingo do Benfica das águias na receção ao Casa Pia (2-2). "Não dá para antecipar o nosso jogo?", escreveu o clube da Tapadinha no "X", retweetando a publicação do Benfica com o resultado do encontro.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -Um dia depois, também nas redes sociais, o Atlético, que milita atualmente na Liga 3, explicou que a sua intenção não era gozar com as águias e recordou a ajuda que destas já recebeu no passado. "O Atlético Clube de Portugal não 'goza', não é deselegante e muito menos tem memória curta", começa por garantir."O Sport Lisboa e Benfica em 2019 apoiou o Atlético Clube de Portugal com a mudança e manutenção do relvado, com a instalação do sistema de rega, a estrutura painéis publicitários à volta do campo, a instalação de um marcador de jogo eletrónico e outras melhorias em espaços invisíveis como o balneário e caldeira no Estádio da Tapadinha", recorda."Somos gratos a quem esteve ao nosso lado e sem dúvida que queremos que chegue rápido o dia 21 de novembro para a festa da Taça de Portugal dentro e fora de campo", termina.







