Parceria Controversa: FPF alia-se a corretora financeira sem licença para operar em Portugal



A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, em meados de outubro, um acordo de parceria com a corretora financeira VT Markets, sediada na Austrália. A colaboração, promovida sob o lema “Invista na excelência”, foi descrita pela FPF como um "alinhamento natural" e pela própria corretora como sendo um "parceiro oficial de trading no Médio Oriente e Norte de África".
Segundo João Medeiros Cardoso, diretor comercial da FPF, esta colaboração visa aproximar a federação dos milhões de fãs do futebol português naquela região.
A VT Markets oferece serviços de negociação em moedas, metais preciosos e matérias-primas. Apesar do anúncio, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirmou que a VT Markets não possui licença para vender os seus produtos financeiros em Portugal. Esta situação coloca em risco os investimentos de eventuais clientes portugueses, que ficam sem qualquer proteção financeira ou legal em caso de problema. A falta de autorização é agravada pelo facto de a empresa constar nas listas de alerta dos reguladores financeiros do Reino Unido, Itália, Bélgica e Dinamarca.
Para promover a parceria, a VT Markets criou uma página em português na qual utiliza a imagem de futebolistas da seleção nacional, como Cristiano Ronaldo, João Félix, João Cancelo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva. A situação insere-se numa tendência mais ampla, na qual, segundo uma análise citada pelo jornal "Público", mais de um terço dos clubes das principais ligas europeias acordou patrocínios com empresas de investimento ou plataformas de criptomoedas para a época de 2025/26.












