
Reconhecimento Coordenado do Estado da Palestina



A formalização do reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal e de outras nove nações ocorrerá na próxima segunda-feira. A notícia foi divulgada pelo Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, que sublinhou o caráter conjunto da decisão.
A França é identificada como a principal impulsionadora desta iniciativa diplomática.
O grupo de dez países que tomará esta medida de forma coordenada é composto por Portugal, França, Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Malta, Reino Unido e São Marino. A inclusão de nações como o Reino Unido, a Bélgica e o Canadá demonstra a amplitude do grupo que apoia esta ação.
A simultaneidade do anúncio e da formalização por parte de todos os Estados envolvidos reforça a mensagem de uma posição política unificada.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Andorra, Bélgica, Luxemburgo e Malta reconhecem Estado da Palestina
Andorra, Bélgica, Luxemburgo e Malta anunciaram hoje o reconhecimento do Estado Palestiniano durante a conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, copresidida por França e Arábia Saudita na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Egito acolhe conferência sobre reconstrução de Gaza após cessar-fogo
O Egito vai receber uma conferência sobre a reconstrução de Gaza, assim que for estabelecido um cessar-fogo no enclave devastado devido à guerra com Israel, anunciou hoje o primeiro-ministro egípcio, Mustafa Madbouly.

António Costa: "O momento da paz é agora. Não há lugar para o Hamas"
O presidente do Conselho Europeu disse hoje na ONU que "o momento da paz é agora" e que "não há lugar para o Hamas, terrorismo, colonatos ilegais e assassínio de civis inocentes" em Israel ou na Palestina.

Israel denuncia na ONU "teatro" de reconhecimentos da Palestina
O embaixador israelita na ONU, Danny Danon, classificou hoje como "um teatro" a conferência internacional pela solução dos dois Estados (Israel e Palestina) e argumentou que "não mudará a vida dos palestinianos no terreno".