
França enfrenta o maior incêndio florestal desde 1949



O sul de França foi palco do maior incêndio florestal no país desde 1949. O fogo, que deflagrou na região de Aude, consumiu 17.000 hectares de floresta em pouco mais de 48 horas, desde terça-feira. De acordo com as informações disponíveis, o incêndio, antes de ser controlado, provocou três desaparecidos e dois feridos em estado crítico. As autoridades francesas anunciaram que o fogo foi considerado controlado ao início da noite de quinta-feira.
Em Portugal, a atenção centra-se também nas causas e na prevenção dos incêndios.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um bombeiro suspeito de ter ateado quatro incêndios florestais no concelho de Ourém. Segundo a PJ, os fogos ocorreram nos dias 26 de junho, e 1, 17 e 19 de julho, destacando a componente criminal na origem de algumas ocorrências. No âmbito da gestão e resposta aos incêndios, o governo português anunciou a retoma do Plano de Intervenção para a Floresta e a criação de um novo regime de apoio para os prejuízos causados. A importância de uma abordagem proativa é sublinhada por João Paulo Catarino, ex-Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, que aponta a gestão ativa e o ordenamento do território como fundamentais para o futuro da floresta portuguesa.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
ICNF garante estabilização urgente para evitar derrocadas na Peneda-Gerês
A Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) vão "avançar já" com uma "estabilização de emergência" do território queimado na Peneda-Gerês, para evitar derrocadas e contaminação da água, revelou hoje o Governo.

Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Maioria dos portugueses preocupa-se com ambiente mas pouco faz

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.