
Participação Portuguesa na Fruit Attraction em Madrid



A maior edição de sempre da feira internacional Fruit Attraction, que decorre em Madrid entre 30 de setembro e 2 de outubro, conta com uma forte representação portuguesa. Organizada pela associação Portugal Fresh, a comitiva nacional é composta por 50 empresas, associações de produtores e parceiros, que ocupam um 'stand' com mais de 700 metros quadrados. A participação é considerada estratégica para a internacionalização das empresas e para a promoção das frutas, legumes e flores nacionais nos mercados externos, num evento que reúne mais de 2.500 expositores e 120.000 profissionais de 150 países.
O tomate foi escolhido como o “Produto Estrela” desta 17ª edição.
A presença portuguesa no certame servirá também de palco para reivindicações do setor. Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, anunciou que irá aproveitar a visita do ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, no dia 1 de outubro, para sublinhar a urgência na execução do plano 'Água que Une'.
Considerado essencial para reforçar a produção nacional e melhorar a balança comercial, este plano estratégico prevê cerca de 300 medidas.
No entanto, a associação manifesta preocupação por ainda não serem conhecidos os responsáveis pela coordenação e execução das obras, nem a data de arranque das mesmas.
Esta participação ocorre num contexto de crescimento para o setor.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes à primeira metade do ano, as exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 9,5% em valor, ultrapassando os 1.288 milhões de euros. Em quantidade, o crescimento foi de 8,9%, totalizando 837 milhões de quilos exportados.
A União Europeia consolida-se como o principal destino dos produtos portugueses, absorvendo 81% do valor total das exportações.
Os mercados mais importantes são Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido.
A Portugal Fresh, criada em 2010, representa atualmente 112 sócios e cerca de 5.000 agricultores, desempenhando um papel central na promoção internacional do setor.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Ajuste obrigará "a mexer no preço final da gasolina e produtos petrolíferos, o que não é uma boa notícia", admite ministro da Economia e da Coesão Territorial. "Temos vindo a resistir", salientou, mas não é possível "resistir para sempre".

A Comissão Europeia estima gerar pelo menos 1,2 biliões de euros em 10 anos ao incentivar os cidadãos da União Europeia a aplicarem as suas poupanças em investimentos produtivos, apostando em literacia financeira e em modelos mais acessíveis.

A Tailwind, a companhia de shipping de contentores da Lidl, contratou a construção de cinco navios dual fuel a GNL, num investimento estimado de 600 milhões de dólares. The post Tailwind (Lidl) encomenda cinco porta-contentores first appeared on Transportes & Negócios.

O Turismo de Portugal disponibilizou uma nova versão da FOREST, que reduz em cerca de 60% o esforço de preenchimento e conta com funcionalidades adicionais de apoio. O conteúdo Turismo de Portugal lança nova versão da FOREST com reporte simplificado aparece primeiro em TNEWS.