
Funeral e Detalhes do Assassinato de Charlie Kirk



O funeral de Charlie Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA, realizar-se-á na manhã de 21 de setembro no estádio State Farm em Glendale, Arizona.
A cerimónia, anunciada pela sua organização, pretende celebrar a "vida extraordinária e o legado duradouro" do ativista, descrito como uma "lenda americana".
O Presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou a sua presença no funeral, após um pedido da viúva, Erika Kirk.
Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto a tiro na quarta-feira, enquanto participava num debate na Universidade Utah Valley, em Orem, no estado do Utah.
O ataque ocorreu perante centenas de pessoas.
O suspeito detido pela morte do ativista é Tyler Robinson, um jovem branco de 22 anos, que terá disparado uma espingarda a partir do telhado de um edifício próximo do local. A sua detenção foi possível depois de um familiar ter contactado um amigo, que por sua vez alertou as autoridades.
Durante a investigação, foram encontradas balas na posse do suspeito com inscrições como "Bella Ciao" e "Se leres isto, és gay".
As autoridades ainda não detalharam as acusações, mas Robinson poderá enfrentar uma acusação de homicídio qualificado, um crime passível de pena de morte no estado.
Após o assassinato, o Presidente Donald Trump responsabilizou a "esquerda radical" e "os lunáticos" pelo ataque.
Trump, de quem Kirk era um aliado próximo e considerado uma figura chave na sua vitória eleitoral de 2024, anunciou que irá atribuir postumamente ao ativista a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil do país. Kirk era conhecido pelas suas posições controversas, incluindo a defesa da ideia de que valia a pena sacrificar vidas para que os norte-americanos pudessem manter o direito de possuir armas de fogo.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
"Criação de Estado palestiniano colocaria existência de Israel em risco"
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, defendeu hoje que a criação de um Estado palestiniano colocará em risco a existência de Israel e prometeu combater os apelos nesse sentido perante a Assembleia Geral da ONU.

Papa diz que não há futuro "baseado na violência" ao falar de Gaza
O Papa Leão XIV afirmou hoje que não há futuro "baseado na violência, no exílio forçado, nem na vingança", ao falar da situação em Gaza, durante o angelus celebrado na varanda do palácio pontifício na praça de São Pedro.

Talibãs reafirmam recusa em ceder base de Bagram aos EUA
O Afeganistão reafirmou hoje a recusa em ceder a base aérea de Bagram aos Estados Unidos, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter ameaçado o país com sanções caso não o fizesse.

Funeral de Charlie Kirk decorre com segurança reforçada
Realiza-se este domingo o Funeral de Charlie Kirk, o ativista conservador e apoiante de Donald Trump abatido a tiro. São esperadas mais de 100 mil pessoas na cerimónia vai decorrer num estádio do Arizona.