menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Galp planeia construir parque eólico para alimentar unidade de hidrogénio verde em Sines

A Galp pretende construir um parque eólico no litoral alentejano para fornecer energia à sua futura unidade de produção de hidrogénio verde em Sines, um passo significativo na descarbonização da economia.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Galp planeia a construção de um novo parque eólico, denominado Parque Eólico das Cachenas, no litoral alentejano.

O projeto, cujo estudo prévio está em fase de consulta pública, tem como principal objetivo garantir o fornecimento de energia elétrica renovável para a produção e armazenamento de hidrogénio verde na unidade da empresa em Sines, distrito de Setúbal. Esta unidade de produção de energia destina-se a autoconsumo. O parque abrangerá os territórios de quatro freguesias nos concelhos de Odemira (distrito de Beja), Santiago do Cacém e Sines (distrito de Setúbal). A energia gerada alimentará o projeto GalpH2Park, a unidade de produção de hidrogénio da Galp, que ficará localizada junto à refinaria na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

O valor do investimento não foi revelado no documento.

O projeto prevê a instalação de 19 aerogeradores, cada um com uma potência de 6,8 megawatts (MW), totalizando uma capacidade instalada de aproximadamente 129,2 MW.

A produção anual estimada é de 308 gigawatts-hora (GWh), o que representa um contributo importante para a descarbonização da economia. Cada aerogerador terá um diâmetro de rotor de cerca de 175 metros e uma altura entre 112 e 119 metros. A construção do parque terá uma duração prevista de 20 meses, empregando até 188 trabalhadores em simultâneo durante o pico da obra.

A energia produzida será escoada através de uma nova subestação de Muito Alta Tensão a ser construída no local.

O prazo de vida útil do parque eólico está estimado em 35 anos.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones