As quatro sociedades de Garantia Mútua fundem-se num único operador nacional



As quatro sociedades operacionais do Sistema Português de Garantia Mútua — Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante — concretizaram a sua fusão, criando um único operador nacional: a nova SGM – Sociedade de Garantia Mútua, SA. A nova entidade arranca com um capital social superior a 216 milhões de euros e irá integrar as 22 agências existentes numa rede nacional para apoiar o investimento e a competitividade em todos os setores da economia.
Este processo de concentração, conduzido pela administração única que tomou posse há um ano, visa otimizar recursos e atuar de forma mais articulada. Joaquim Pinheiro, presidente do Conselho de Administração, destaca que a nova entidade ganha mais eficácia, atinge uma dimensão relevante e reforça a proximidade às empresas.
A fusão foi realizada em consenso com todos os intervenientes, incluindo o acionista de referência, o Banco Português de Fomento.
A nova SGM mantém a sua identidade mutualista, com cerca de 80% do capital detido por empresas privadas.
José Furtado, presidente da Comissão Executiva, sublinha que reinventar o sistema significa ganhar escala, robustez e eficiência para responder aos novos desafios económicos.
O volume de garantias financeiras prestadas em 2025 atingiu os 5 mil milhões de euros de financiamento, um valor dez vezes superior ao de 2024. Desde a sua criação há 31 anos, o sistema já apoiou mais de 155 mil empresas através de mais de 387 mil garantias, que totalizaram mais de 28 mil milhões de euros e ajudaram a criar ou manter mais de 2 milhões de postos de trabalho. A atribuição de limites de garantias pré-aprovadas foi um fator determinante para o aumento da agilidade no ciclo de financiamento bancário. Até 31 de outubro, a carteira viva da Garantia Mútua ascendia a 3,7 mil milhões de euros, com 75.968 garantias ativas contratadas por 55.512 entidades, na sua maioria PME. No mesmo período, 12.830 entidades iniciaram investimentos que mobilizam mais de 4 mil milhões de euros, contribuindo para a manutenção ou criação de mais de 245 mil postos de trabalho.
























