menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

A Dupla Face da Inteligência Artificial: Otimismo, Riscos e Concentração de Poder

A Inteligência Artificial está a integrar-se rapidamente na sociedade, desde o local de trabalho à geopolítica, gerando um debate sobre os seus benefícios transformadores e os riscos significativos associados à sua utilização e ao seu controlo.
News ImageNews ImageNews Image

A adoção da Inteligência Artificial (IA) no mundo profissional é cada vez mais evidente, especialmente entre as gerações mais novas. Um estudo da International Workplace Group (IWG) revela que os trabalhadores da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) não só utilizam ferramentas de IA como também ensinam os seus colegas mais velhos a fazê-lo.

Segundo o inquérito, realizado a trabalhadores nos EUA e no Reino Unido, 78% destes jovens afirmam que a IA lhes poupa tempo, estimando-se um ganho médio de 55 minutos por dia.

Esta tecnologia é vista como uma ferramenta poderosa com potencial para revolucionar áreas como a ciência, a medicina, através da criação de novas curas e tratamentos, e a educação, onde poderá funcionar como um "tutor no bolso" para cada criança. Apesar do otimismo, especialistas como Gary Rivlin, autor do livro "AI Valley", alertam para riscos significativos.

Uma das principais preocupações é o impacto ambiental, dado que os centros de dados que operam os modelos de IA são enormes consumidores de energia, pressionando os esforços de combate às alterações climáticas. Outros perigos incluem o uso da IA para fins de vigilância e guerra, bem como a sua elevada capacidade de manipulação de pessoas, que já se demonstrou ser superior à dos humanos.

O fenómeno do "AI Slop", conteúdos gerados por IA, é apontado como uma potencial "arma nas mentes das pessoas" para disseminar pânico e desinformação.

Um tema central de preocupação é a concentração do desenvolvimento e controlo da IA nas mãos de poucas grandes empresas tecnológicas, localizadas maioritariamente nos Estados Unidos e na China.

Rivlin compara o momento atual à revolução da Internet, prevendo que o impacto a longo prazo da IA será subestimado, mas adverte que esta centralização de poder é uma "péssima ideia".

O especialista defende a necessidade de um grupo mais vasto e diversificado de pessoas, incluindo historiadores e sociólogos de diferentes geografias, a tomar decisões sobre os limites e as proteções a impor a esta tecnologia. O elevado custo de desenvolvimento representa uma barreira à entrada de novas empresas, levantando o receio de que "a próxima Google seja a própria Google".

Neste cenário, destaca-se a portuguesa Daniela Braga, fundadora da tecnológica Defined.ai, sediada nos EUA.

Reconhecida pela Forbes Portugal como uma das mulheres mais poderosas nos negócios, Braga é uma especialista de renome internacional na área da IA, tendo sido nomeada para uma 'taskforce' sobre o tema do presidente norte-americano Joe Biden.

A sua empresa já angariou mais de 81 milhões de dólares em financiamento.

Artigos

5

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
Investigadores do Okeanos integram estudo sobre a correlação entre distribuição de golfinhos e temperatura da superfície do mar

Um novo artigo científico, desenvolvido com a colaboração de vários investigadores do Okeanos – Instituto de Investigação em Ciências do Mar, e baseado na tese de mestrado da aluna Maria Inês Silva, vem responder a uma questão fundamental sobre a ecologia marinha nos Açores: como conseguem coexistir duas espécies de golfinhos com necessidades ecológicas semelhantes?Segundo […]

Source LogoCorreio dos Açores
News Image
Investigadores do Instituto Okeanos participam em estudo sobre o Atlântico Norte

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores divulgou o seu relatório semanal de actividade policial no arquipélago açoriano.No documento divulgado ontem à imprensa, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores informou que as Divisões Policiais Territoriais e de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço procederam à detenção de 28 pessoas.Na […]

Source LogoCorreio dos Açores
News Image
Alerta urgente

A Circulação Meridional do Atlântico (AMOC) que está ilustrada de forma simplificada na Figura é o principal sistema de circulação de correntes no Oceano Atlântico, consistindo numa corrente superficial de água quente e salgada para Norte, indicada pela cor vermelha, e uma corrente de água mais fria e profunda para Sul, indicada pela cor azul. À medida que a água quente se aproxima da Gronelândia fica mais fria e pesada, afundando-se e tornando-se parte da corrente que vai para o sul. A AMOC tra

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Esquilinho de imitação

O pequeno roedor trepou a escultura, encontrando algumas nozes escondidas na sua mão. Para completar a cena, adoptou exactamente a mesma postura do seu duplo imóvel. O curioso é que esse comportamento faz muito sentido no quotidiano dos esquilos. Eles costumam subir a pontos elevados para comer, pois de lá podem vigiar os arredores e detectar a tempo a presença de predadores. Neste caso, o mirante improvisado era uma cópia gigante dele mesmo, o que deu origem a uma cena muito engraçada: dois esquilos, uma de carne e osso e outra de madeira, "a lanchar" juntos num silêncio perfeito.

Source LogoNational Geographic Portugal
categoryVer categoria completa