Mambas Concluem Preparação para a CAN com Empate Marcado por Geny Catamo



A seleção de Moçambique empatou a duas bolas com o Chade num encontro particular realizado em Marrocos, que serviu para encerrar o estágio de preparação dos 'mambas' para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025. O Chade adiantou-se no marcador por Marius Mouandilmadji, antigo jogador do FC Porto e Desportivo das Aves, aos 45+2 minutos, numa altura em que já jogava com dez elementos devido à expulsão de Bertrand Mani. O protagonismo do lado moçambicano coube a Geny Catamo, extremo do Sporting, que restabeleceu a igualdade aos 78 minutos, através da conversão de uma grande penalidade.
A seleção chadiana voltou a colocar-se em vantagem aos 90 minutos, com outro penálti, desta vez marcado por Mahamat Thiam. No entanto, Moçambique conseguiu garantir o empate final por intermédio de Gildo, aos 90+6 minutos, avançado com passagens por vários clubes portugueses. Com este resultado, Moçambique termina o seu estágio com um empate e uma derrota, sofrida na sexta-feira anterior frente a Marrocos por 1-0.
A equipa prepara agora a sua participação na CAN 2025, que decorrerá em Marrocos entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026.
Inseridos no Grupo F, os 'mambas' enfrentarão adversários de peso, nomeadamente a Costa do Marfim, atual detentora do troféu, o Gabão e os Camarões, pentacampeões africanos.
Noutro jogo particular mencionado, a seleção de Cabo Verde, que falhou o apuramento para a CAN mas garantiu uma presença inédita no Mundial, foi derrotada pelo Egito por 2-1 no desempate por grandes penalidades, após um empate a uma bola no tempo regulamentar.
Garry Rodrigues marcou para os 'tubarões azuis' e Marmoush para a seleção egípcia.













