menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Eleição de Artur Sá para a liderança da Rede Global de Geoparques da UNESCO

O geólogo português Artur Sá foi eleito presidente da Rede Global de Geoparques da UNESCO, tornando-se o primeiro português a liderar esta estrutura internacional que abrange 50 países.
News ImageNews ImageNews Image

O geólogo português Artur Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca e docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi eleito por unanimidade presidente da Rede Global de Geoparques da UNESCO. A eleição decorreu no Chile durante uma conferência internacional, consagrando-o como o primeiro português a liderar a organização fundada em 2004, que atualmente integra cerca de 230 parques de relevância geológica em 50 países.

Eleito para um mandato de quatro anos, renovável por igual período, Artur Sá sucede ao grego Nikolaos Zouros, com quem já integrava o conselho executivo. Em declarações à Lusa, afirmou encarar o novo cargo com um “enorme sentido de responsabilidade” e como um “compromisso com as pessoas e os territórios”.

As suas prioridades até 2029 focam-se em reforçar a cooperação entre os membros, aumentar a visibilidade do trabalho dos geoparques junto da sociedade e dos decisores políticos, e apoiar a expansão da rede em regiões pouco representadas como África, Ásia Central e Médio Oriente.

O novo presidente pretende adotar uma “liderança próxima, assente na escuta e no diálogo” para enfrentar desafios como as alterações climáticas e a necessidade de conciliar a conservação com o desenvolvimento local.

A sua vasta experiência internacional, incluindo a avaliação de 19 geoparques e um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri, no Brasil, foi determinante para a sua escolha. A sua candidatura foi proposta por entidades como o Geoparque de Arouca e a Rede de Geoparques das Caraíbas e América Latina. Margarida Belém, presidente da Associação Geoparque Arouca, considerou a eleição uma “justa distinção”, destacando o papel “absolutamente estruturante” de Artur Sá na consolidação do geoparque de Arouca como uma referência mundial nas áreas da geoeducação, geoturismo e geoconservação.

Artigos

7

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Voge 625 R 2025: Uma naked refinada

No mês passado foi apresentada a mais recente evolução da naked média Voge, a 625 R, já lançada em alguns mercados europeus, modelo que aqui detalhamos ao pormenor. Visualmente, a 625 R enquadra-se claramente na categoria naked, com linhas agressivas na dianteira e um certo tamanho compacto. É equipada com o motor bicilíndrico em linha do DS625X, com distribuição de 270° para promover binário em qualquer rotação. O bloco Euro 5+ de 581 cm³ entrega 63,9 cv e 57 Nm. Dois modos de pilotagem e controle de tração estão presentes. Pesando 195 kg em ordem de marcha, a Voge é construída em torno de um quadro tubular de aço perimetral, com garfo invertido KYB de 41 mm e amortecedor com ajuste de pré-carga do mesmo fabricante. A travagem é feita por pinças Nissin na dianteira e na traseira, com ABS de dois canais. Pneus Pirelli equipam as rodas de 17 polegadas. A 625 R vem de fábrica com iluminação full LED, alerta de travão de emergência, manetes ajustáveis, apoios de alumínio para o passageiro, tampa do deDisponível em uma única cor preta, o roadster Voge 625 R agora está disponível em revendedores franceses pelo preço de 5.749 euros, com garantia de três anos para peças e mão de obra.pósito de combustível com chave e porta USB. A instrumentação é feita por meio de uma tela TFT de 5 polegadas, exibindo conta-rotações, hodômetro parcial, hora, temperatura da água, temperatura externa, marcha engatada, etc. Conectividade e navegação curva a curva são integradas. Disponível numa única cor preta, a naked Voge 625 R agora está disponível em revendedores com garantia de três anos para peças e mão de obra.

Source LogoMotomais
categoryVer categoria completa